Ewen Costiou vence etapa 2 e é o novo líder da Région Pays de la Loire Tour!

O francês Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) venceu a segunda etapa da Région Pays de la Loire Tour, uma ligação de 162.5km entre Châteaubriant e Saumur, após protagonizar um grande ataque a 1km da meta. O irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) foi segundo e o francês Emilien Jeannière (TotalEnergies) terceiro, ambos a 8s.

A segunda etapa da Région Pays de la Loire Tour começou com diversas tentativas de ataque com Kristian Sbaragli (Team Corratec – Vini Fantini), Joes Oosterlinck (Bingoal WB) e Matisse Julien (CIC U Nantes Atlantique) a formarem a fuga do dia. A 146km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Oosterlinck foi buscar a bonificação máxima. O trio da frente conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

37km depois, na primeira contagem do dia, Julien foi o primeiro a passar no topo. A 86km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Sbaragli foi buscar a bonificação máxima. 40km depois, na segunda contagem do dia, Julien foi novamente buscar a pontuação máxima. A 40km do fim, Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels) saltou do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. 10km depois, os ciclistas entravam no circuito final ao qual deram quatro voltas.

Logo a seguir, no último sprint intermédio do dia, Oosterlinck foi buscar a bonificação máxima. A 27km do fim, na última contagem do dia, Julien foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, Le Berre foi alcançado pelo pelotão. A diferença entre o trio da frente e o pelotão era de 30s. A 13km da meta, os três da frente foram alcançados.

1km depois, na penúltima passagem no Côte de Rue Chevre, com 0.4km a 11%, Benoit Consefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e foi seguido por Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost), Bryan Coquard (Cofidis), Ewen Costiou, Sam Watson (Groupama – FDJ), Alexandre Delettre (St Michel-Mavic-Auber93), Lorrenzo Manzin (TotalEnergies), Loic Vliegen (Bingoal WB) e Matyas Kopecky (Team Novo Nordisk).

A 6km da meta, a vantagem dos nove da frente era de 15s sobre o pelotão. 1.5km depois, na última passagem no Côte de Rue Chevre, Van den Berg impôs um ritmo elevado e esticou o grupo da frente. Logo a seguir, Cosnefroy atacou e foi seguido por Van den Berg, Coquard e Delettre. Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels) saltou do pelotão e juntou-se a Kopecky, Costiou e Watson na perseguição aos quatro da frente. Vliegen e Manzin foram alcançados pelo pelotão.

A 3.7km da meta, Venturini, Costiou, Watson e Kopecky fizeram a ponte para os quatro da frente. A cooperação na dianteira não era ideal e o pelotão estava cada vez mais próximo. 2.7km depois, Costiou atacou e ninguém seguiu o seu ataque. O grupo de Cosnefroy e Van den Berg acabou por ser alcançado pelo pelotão.

Costiou manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 2 da Région Pays de la Loire Tour. Bennett foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser segundo a 8s. Jeannière conseguiu ser mais forte que Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) e Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) para ser terceiro. Coquard ainda foi ao sprint final, depois de estado nas movimentações, e acabou por ser 8º. Van den Berg não foi ao sprint e foi 27º.

Ewen Costiou é o novo líder da classificação geral e da juventude da Région Pays de la Loire Tour. Matisse Julien é o novo líder da classificação da montanha e Jon Aberasturi (Euskaltel – Euskadi) é o novo líder da classificação por pontos. A EF Education – EasyPost é a melhor equipa.

Ewen Costiou é o novo camisola amarela da Région Pays de la Loire Tour
Ewen Costiou é o novo camisola amarela da Région Pays de la Loire Tour

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock