Tim Merlier conquista 7ª vitória da temporada na Scheldeprijs!
O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a Scheldeprijs, uma clássica de 205.3km entre Terneuzen e Schoten, batendo ao sprint o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e o neerlandês Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla).
A Scheldeprijs começou com Liam Slock (Lotto Dstny), Tord Gudmestad (Uno-X Mobility), Mirko Bozzola (Q36.5 Pro Cycling Team), Bram Dissel (BEAT Cycling Club) e Peder Strand (Tarteletto – Isorex) a saltaram do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. Jonas Goeman (Tarteletto – Isorex) também saiu do pelotão e tentava a solo chegar ao grupo da frente.
A 189km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos os dois principais velocistas da Intermarché – Wanty, Gerben Thijssen e Arne Marit. Ambos ficaram maltratados e os dois tiveram de abandonar a corrida. Goeman acabou por ser alcançado pelo pelotão. 9km depois, o vento e o forte ritmo provocaram cortes no pelotão. Sam Welsford (Bora – Hansgrohe) foi um dos ciclistas que ficou no segundo pelotão.
A 177km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo primeiro pelotão. 32km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Poucos kms depois, Slock, Baptiste Planckaert (Intermarché – Wanty), Axel Huens (Tdt-Unibet), Vincent Van Hemelen (Team Flanders – Baloise) e Stijn Appel (BEAT Cycling Club) atacaram e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A 34km do fim, Huens cedeu e foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, Slock atacou e foi apenas seguido por Planckaert. A 23km do fim, Van Hemelen e Appel foram alcançados pelo pelotão. 8km depois, Tim Merlier teve de trocar de bicicleta e demorou cerca de 3km a reentrar no pelotão que estava a 30s do duo da frente. A 9km da meta, Planckaert deixou de ter capacidade para seguir Slock e foi alcançado. 2km depois, o belga da Lotto também foi alcançado pelo pelotão que se preparava para o sprint final.
No último km, a Alpecin – Deceuninck comandava o pelotão. Nos metros finais, Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe) tentava lançar o sprint de Welsford, mas o australiano não estava na sua roda. Merlier era quem estava na roda do neerlandês e foi quem lançou o sprint. O belga acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua sétima vitória da temporada na Scheldeprijs. Philipsen ficou fechado e só conseguiu arranjar um espaço para sprintar a 75 metros da meta. O belga ainda conseguiu passar Groenewegen para ser assim segundo.
O campeão nacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) teve um dia de trabalho em prol de Sebastian Molano e terminou em 112º a 2:07.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images