Marijn Van den Berg vence em apertado sprint a etapa 1 da Région Pays de la Loire Tour!
O neerlandês Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) venceu a primeira etapa da Région Pays de la Loire Tour, uma ligação de 210.5km entre Fontenay-le-Comte e Saint-Jean-de-Monts, após bater no photofinish o espanhol Jon Aberasturi (Euskaltel – Euskadi). O neerlandês David Dekker (Arkea-B&B Hotels) completou o pódio.
A primeira etapa da Région Pays de la Loire Tour começou com Declan Irvine (Team Novo Nordisk), Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur), Louka Matthys (Bingoal WB) e Samuel Leroux (Van Rysel – Roubaix) a formarem a fuga do dia. A 206km do fim, na primeira contagem do dia, Le Ny foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, a vantagem do quarteto da frente sobre o pelotão era de cerca de 5:00.
A 146km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Irvine foi buscar a bonificação máxima. 30km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Leroux conquistou a bonificação máxima. A diferença entre o grupo da frente e o pelotão caiu para 1:45. A 111km do fim, na segunda contagem do dia, Matthys foi o primeiro a passar no alto. 18km depois, na última contagem do dia, Le Ny foi o primeiro a passar no topo. Um dos favoritos a vencer no dia de hoje, Jason Tesson (TotalEnergies) abandonou a corrida.
O pelotão começou a aumentar ainda mais o ritmo e fez com que os fugitivos do dia fossem alcançados a 67km do fim. 17km depois, no último sprint intermédio do dia, Bryan Coquard (Cofidis) foi buscar 3s de bonificação. Sam Watson (Groupama – FDJ) conquistou 2s e Marijn Van den Berg 1s.
A 48km do fim, Darren Rafferty (EF Education – EasyPost), Kévin Ledanois (Arkea-B&B Hotels) e Rait Arm (Van Rysel – Roubaix) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. O ritmo era alto e o pelotão perdeu algumas unidades. 15km depois, a vantagem do trio da frente sobre o pelotão era de cerca de 30s. A 19km da meta, o trio da frente foi alcançado pelo pelotão que se começava a preparar para o sprint final. 9km depois, Angel Fuentes (Burgos – BH) tentou isolar-se, mas não teve sucesso.
Nos metros finais, Emmanuel Morin (Van Rysel – Roubaix) tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Van den Berg e Aberasturi colocaram-se de imediato na sua roda. Nos últimos metros, o francês quebrou e foi ultrapassado pelo neerlandês e o espanhol que se colocaram lado a lado. Van den Berg conseguiu ser mais forte que Aberasturi com o esticar da bicicleta para vencer a etapa 1 da Région Pays de la Loire Tour.
David Dekker foi mais forte que Sam Watson para fechar o pódio. Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) ficou fechado, mas ainda foi quinto. Destaca-se o bom sprint do jovem belga Joes Oosterlinck (Bingoal WB) que foi 7º. Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) foi apenas 19º e Bryan Coquard 22º.
Marijn Van den Berg é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Jean-Louis Le Ny é o primeiro líder da classificação da montanha e Joes Oosterlinck é o primeiro líder da classificação da montanha. A Bingoal WB é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images