Paul Lapeira estreia-se a vencer no World Tour na etapa 2 da Itzulia Basque Country!

O francês Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a segunda etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 160km entre Irun e Kanbo, batendo ao sprint o italiano Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) e o belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step).

A segunda etapa da Itzulia Basque Country começou com Alexis Vuillermoz (TotalEnergies), Enekoitz Azparren (Euskaltel – Euskadi), Iván Cobo (Equipo Kern Pharma), Jetse Bol (Burgos – BH) e Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 140km do fim, na única contagem do dia, Bol foi o primeiro a passar no topo. 15km depois, o quinteto da frente tinha 3:30 de vantagem sobre o pelotão.

A 110km do fim, Ion Izagirre (Cofidis) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. Logo a seguir, no primeiro sprint intermédio do dia, Vuillermoz foi buscar a bonificação máxima. A 91km do fim, Cobo perdeu o contacto com o grupo da frente. O espanhol acabou por decidir tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. 40km depois, a vantagem do grupo da frente ainda era de 3:00 sobre o pelotão.

O ritmo da corrida acabou por aumentar e a vantagem dos quatro da frente começava a descer. A 18km do fim, Bol perdeu o contacto com a dianteira, mas 1km depois, o neerlandês conseguiu reentrar no grupo da frente que tinha cerca de 25s de vantagem sobre o pelotão. A 12km da meta, o quarteto da frente foi alcançado pelo pelotão. 5km depois, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) foi buscar 3s de bonificação no último sprint intermédio. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) conquistou 2s e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) 1s.

A 3.7km da meta, o pelotão partiu por causa de uma queda. Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) e Del Toro foram dois dos ciclistas envolvidos. 1km depois, a Groupama – FDJ estava a fazer um excelente trabalho e a sua aposta para hoje, Romain Grégoire, acabou por sofrer uma queda, mas como foi dentro dos 3km, o francês irá ter o mesmo tempo do vencedor. A Movistar Team também lutava pela frente do pelotão e tinha o português Nelson Oliveira a tentar colocar Alex Aranburu numa excelente posição para o sprint.

No início do km final, a AG2R fez um grande trabalho e deixou na Lapeira na posição certa para o sprint. O francês foi quem lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, estreando-se assim a vencer no World Tour na etapa 2 da Itzulia Basque Country. Battistella fez um bom sprint, após conseguir arranjar um espaço para sprintar nos metros finais, e conseguiu passar Vervaeke em cima do risco de meta para ser segundo. Aranburu mostrou que ainda não está em forma e foi apenas 5º.

Brandon McNulty e Ayuso (UAE Team Emirates), Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), Evenepoel e Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe), Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) chegaram no pelotão.

Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), David Gaudu (Groupama – FDJ), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Del Toro e Jay Vine (UAE Team Emirates) e Ion Izagirre perderam 23s. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) perdeu 1:23, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) 3:38 e Tao Hart 3:41.

Depois do excelente trabalho que fez, Nelson Oliveira foi 37º com o mesmo tempo do vencedor.

Primoz Roglic segue líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha da Itzulia Basque Country. Juan Ayuso segue o melhor jovem e a Bora – Hansgrohe é a melhor equipa.

Primoz Roglic segue o camisola amarela da Itzulia Basque Country
Primoz Roglic segue o camisola amarela da Itzulia Basque Country

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock