Poderá Ethan Hayter regressar aos triunfos na etapa 2 da Itzulia Basque Country?
Disputa-se hoje a segunda etapa da Itzulia Basque Country que nos promete uma grande batalha entre os velocistas pela etapa. A Ineos Grenadiers, a Bahrain Victorious, a Movistar Team e a Caja Rural – Seguros RGA são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para que consigam lutar pela etapa com os seus cicclistas.
Perfil
A segunda etapa da Itzulia Basque Country apresenta um percurso de 160km entre Irun e Kanbo. O dia contará com uma contagem de terceira categoria e dois sprints intermédios. A etapa não deverá começar com um ritmo alto e deverá ser fácil a formação da fuga do dia. As equipas dos principais velocistas deverão controlar a vantagem dos fugitivos que deverão ser alcançados antes dos últimos 10kms.
No sprint intermédio de Ezpeleta, a 7.8km do fim, poderemos ver alguns dos favoritos à geral a tentar ir buscar bonificação. Nos últimos kms, o ritmo deverá ser elevado e deveremos várias equipas a lutarem pela frente do pelotão para colocarem o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint. O final é em ligeiro falso plano e poderá favorecer ciclistas como Ethan Hayter e Alex Aranburu.
Favoritos
Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) parte como principal favorito para a etapa 2 da Itzulia Basque Country. Hayter não teve a temporada passada que gostaria. O britânico também entrou bem este ano, mas mostrou boas pernas na etapa 1 e pode ser o mais forte ao sprint no dia de hoje.
Nikias Arndt (Bahrain Victorious) e Alex Aranburu (Movistar Team) são os maiores adversários de Hayter. Arndt tem aqui uma boa etapa para si. A Bahrain já mostrou interesse de lutar por esta etapa com o alemão que de certeza que não quer perder esta chance. Aranburu ainda está a regressar de lesão. O espanhol vem testar a sua forma e tem aqui uma excelente etapa para o fazer.
Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) tem estado bastante consistente, apesar de ainda não ter aparecido no seu melhor. O venezuelano tem uma boa etapa para as suas características e pode conseguir um grande resultado. Ide Schelling (Astana Qazaqstan Team) procurar voltar aos bons resultados no World Tour. O neerlandês dá-se bem neste tipo de etapas e pode conseguir um ótimo resultado. Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) tem confirmado o seu bom potencial. O italiano tem uma boa ponta final e pode estar na luta pelo pódio.
Vito Braet (Intermarché – Wanty) já conseguiu grandes resultados nesta temporada. O belga pode não estar na sua máxima força, mas mesmo assim, é capaz de estar na luta pelo pódio. Aaron Gate (Burgos – BH) está num excelente momento de forma. O neozelandês dá-se bem nestes finais e pode muito conseguir um grande resultado numa etapa de uma corrida World Tour.
Natnael Tesfazion (Lidl – Trek) também entrou bem em 2024. O eritreu tem uma ótima ponta final, e nestes finais em ligeiro falso plano, pode estar na luta pelo top5 ou até mesmo pelo pódio. Emils Liepins (Team DSM-Firmenich PostNL) tem mostrado uma boa ponta final. O letão não tem um final ao seu estilo no dia de hoje, mas mesmo assim, não pode ser descartada da luta pelo pódio.
Nota ainda para Gonzalo Serrano (Movistar Team), Matteo Sobrero (Bora – Hansgrohe), Clément Russo (Groupama – FDJ), Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) e Stefano Oldani (Cofidis) que poderão terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Ethan Hayter
⭐⭐⭐⭐ Nikias Arndt e Alex Aranburu
⭐⭐⭐ Orluis Aular, Ide Schelling e Davide De Pretto
⭐⭐ Vito Braet, Aaron Gate, Natnael Tesfazion e Emils Liepins
⭐ Gonzalo Serrano, Matteo Sobrero, Clément Russo, Paul Lapeira, Quinten Hermans e Stefano Oldani
Portugueses em Prova
Nelson Oliveira (Movistar Team) é o único português presente e estará com o dorsal #26.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 14:30.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency