Eduard Prades vence em Castelo de Vide e é o novo líder da Volta ao Alentejo!

O espanhol Eduard Prades (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a etapa 4 da Volta ao Alentejo, uma ligação de 147,7km entre Monforte e Castelo de Vide, superando o venezuelano Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e o porto-riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) nos metros finais! O triunfo deu também a liderança da geral a Prades, com 4s sobre Peñuela.

A jornada rainha da Volta ao Alentejo trouxe uma corrida muito rápida e que desde cedo se começou a partir. Ao km 31,2, João Martins venceu o sprint intermédio de Arronches. Muitos foram os grupos que tentaram escapar ao longo dos primeiros 40km, até que o pelotão se fracionou. Três grandes grupos ficaram espalhados pela estrada, até que ao km 48 uma tentativa de fuga com 22 elementos se formou. Os restantes ciclistas voltaram a reagrupar-se no pelotão, e acabaram por alcançar a fuga na primeira subida do dia. Durante o movimento, Rafael Reis (Sabgal / Anicolor Cycling Team) foi primeiro no sprint intermédio de Portalegre.

Ao km 60, na segunda categoria de Cabeço do Mouro, começou a nascer a fuga do dia. Joaquim Silva (Efapel Cycling) atacou, e passou na frente na contagem. A essa subida, engatava a terceira categoria da Serra de São Mamede, na qual se foram juntaram Francisco Guerreiro (Kelly – Simoldes – UDO) e Emanuel Duarte (Credibom – LA Alumínios – MarcosCar). Francisco, o líder da montanha, era o primeiro nesta nova subida. Já na fase de descida, o grupo recebia a companhia de Andrew Vollmer (Illes Balears Arabay Cycling) e Mathias Fluckiger (Swiss Cycling Academy). O pelotão rodava a 1min.

Ao km 77, na terceira categoria de Porto da Espada, Francisco Guerreiro foi o primeiro a passar no topo. 9km depois, Francisco foi buscar a pontuação máxima na terceira categoria de Marvão. Ao km 104, na meta volante de Castelo de Vide, Emanuel Duarte foi buscar a bonificação máxima. Logo a seguir, os ciclistas entraram pela primeira vez na terceira categoria da Serra de São Paulo. Mathias Fluckiger acabou por perder o contacto com o grupo da frente. Joaquim Silva foi o primeiro na contagem. Após o topo da subida, Francisco Guerreiro perdeu o contacto.

Ao km 125, os três da frente foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, no início da última passagem na terceira categoria da Serra de São Paulo, Julen Amezqueta (Illes Balears Arabay Cycling) atacou e isolou-se na frente da corrida. Ao km 128, Eduard Prades, Francisco Peñuela, Abner Gonzalez, Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO), Afonso Silva (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes – Boavista) fizeram a ponte para Amezqueta que foi o primeiro a passar no topo.

Ao km 140, Hélder Gonçalves cedeu e foi alcançado pelo pelotão que estava a apenas 20s do grupo da frente. A 2km da meta, a diferença entre o grupo da frente e o pelotão aumentou para 40s. Cerca de 1km depois, Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente.

A corrida acabou por ser decidida ao sprint na colina final com Eduard Prades a ser mais forte que Francisco Peñuela e Abner Gonzalez para estrear-se a vencer esta temporada na etapa 4 da Volta ao Alentejo. Afonso Silva e Julen Amezqueta quebraram, mas conseguiram terminar no top5. Alexandre Montez passou por Luís Gomes e aguentou o forte sprint de Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) para ser 6º a 18s.

Eduard Prades é o novo líder da classificação geral da Volta ao Alentejo e parte para a última etapa com 4s sobre Francisco Peñuela e 6s sobre Abner Gonzalez. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) manteve a liderança da classificação por pontos e Francisco Guerreiro manteve a liderança da classificação. Sergi Darder (Illes Balears Arabay Cycling) é o novo líder da juventude e a Efapel Cycling lidera agora por equipas.

Eduard Prades é o novo camisola amarela da Volta ao Alentejo
Eduard Prades é o novo camisola amarela da Volta ao Alentejo

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Matias Novo/Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock