Hat-Trick para Tadej Pogacar na Volta Catalunya! João Almeida foi 7º e sobe a 9º na geral!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a sexta etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 153.8km entre Berga e Queralt, após isolar-se na frente da corrida a 29.2km da meta. O colombiano Egan Bernal (Ineos Grenadiers) foi segundo e o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) terceiro, ambos a 57s.
A sexta etapa da Volta Catalunya começou com Bauke Mollema (Lidl – Trek) e Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 136km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Carthy foi buscar a pontuação máxima. 12km depois, na primeira contagem do dia, o britânico foi o primeiro a passar no topo. A diferença entre o duo da frente e o pelotão era de cerca de 1:35.
A 96km do fim, na segunda contagem do dia, Carthy foi o primeiro a passar no topo. 16km depois, na entrada do Coll de Pradell, com 14.6km a 7.1%, Mollema decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. A 71km do fim, Carthy também foi alcançado pelo pelotão. 6km depois, Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão.
A 63km do fim, o colombiano foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Steven Kruijswijk (Team Visma | Lease a Bike) aumentou o ritmo. Wout Poels (Bahrain Victorious) acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. A cerca de 61km do fim, Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) cedeu. Poucos metros depois, Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) também quebrou. George Bennett (Israel – Premier Tech) estava muito bem a seguir com os melhores, mas acabou por sofrer um furo.
A cerca de 60km do fim, João Almeida (UAE Team Emirates) passou dificuldades, mas Marc Soler e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) baixaram o ritmo do grupo para que o português conseguisse reentrar. Para além dos três UAE, o grupo também continha Mikel Landa, Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe), Lenny Martinez (Groupama – FDJ), Chris Harper (Team Jayco-AlUla), Egan Bernal, Enric Mas, Einer Rubio e Iván Sosa (Movistar Team) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious). Soler acabou por ir buscar a pontuação máxima no topo da contagem.
A 50km do fim, os doze da frente tinham cerca de 1:10 de vantagem sobre um segundo grupo que tinha nomes como Sepp Kuss, Cian Uijtdebroeks, Wout Poels e George Bennett. 16km depois, o grupo de Kuss conseguiu juntar-se aos doze da frente. A 31km do fim, na penúltima subida do dia, a Collada de Sant Isidre, com 5km a 8.7%, Iván Sosa aumentou o ritmo. A 29.6km do fim, Pogacar atacou e o esloveno demorou cerca de 400 metros a isolar-se na frente da corrida. Landa perseguia o esloveno a solo. João Almeida estava num terceiro grupo com Mas, Vlasov, Martinez, Bernal, Harper, Tiberi e Poels
2km depois, Bernal atacou e ninguém acabou por o seguir. O colombiano tentava fazer a ponte para Landa. Pogacar foi buscar a pontuação máxima no topo da contagem. A cerca de 18km da meta, alguns ciclistas reentraram no grupo onde estava Joáo Almeida. Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) era um desses ciclistas. Vlasov tentou saltar desse grupo, mas não teve sucesso. A 16km da meta, Bernal chegou a Landa. Poucos metros depois, Mas atacou e tentava chegar a Bernal e Landa.
A 10km da meta, Pogacar tinha 55s de vantagem sobre Landa e Bernal, 1:10 sobre Mas e 1:55 sobre o grupo de João Almeida. 4km depois, os ciclistas entravam na subida final em Queralt, com uma pendente média de 7.2%. A 4.5km da meta, João Almeida aumentou o ritmo e partiu o seu grupo. Martinez e Vlasov foram os únicos que o conseguiram seguir. Cerca de 2km depois, Tiberi e Fortunato chegaram a ritmo aos três. Poucos metros depois, Harper também conseguiu reentrar a ritmo no grupo do português.
Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua terceira vitória de etapa nesta Volta Catalunya. Nos metros finais, Bernal foi mais forte que Landa para ser segundo a 57s. Mas ainda manteve o seu ritmo e fechou em 4º a 2:14. Harper atacou, nos metros finais, para fechar o top5 a 2:16. João Almeida ainda acelerou para fechar o espaço que o australiano ganhou, mas acabou por ser passado por Tiberi que foi 6º a 2:16. Martinez chegou com João Almeida a 2:18. Vlasov foi apenas 10º a 2:38.
João Almeida terminou assim em 7º na etapa a 2:18. Na geral, o português é agora 9º a 6:23.
Tadej Pogacar reforçou a liderança da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha da Volta Catalunya. Lenny Martinez é o melhor jovem e a Bahrain Victorious a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Volta Catalunya