Koen Bouwman conquista a Coppi e Bartali! Jenno Berckmoes vence etapa final!
O belga Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) venceu a última etapa da Coppi e Bartali, uma ligação de 157.9km com partida e chegada em Forlì, batendo ao sprint o britânico Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) e o italiano Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla).
A etapa final da Coppi e Bartali começou com diversas tentativas de ataque com Alessandro Monaco (Team Corratec – Vini Fantini), Nariyuki Masuda (JCL Team Ukyo), Alessandro Fancellu (Q36.5 Pro Cycling Team), Germán Gómez (Team Polti Kometa), Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Francesco Carollo (Mg.K Vis – Colors for Peace) a formarem a fuga do dia. A cerca de 140km do fim, Sebastian Reichenbach (Tudor Pro Cycling Team) atacou e tentava chegar ao grupo da frente.
A 135km do fim, Carollo perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado por Reichenbach. 2km depois, os dois fizeram a ponte para os cinco da frente que tinham cerca de 2:00 de vantagem sobre o pelotão. A 102km do fim, na primeira contagem do dia, Tarozzi foi o primeiro a passar no topo. 25km depois, na segunda contagem do dia, Carollo foi o primeiro a passar no alto.
A 53km do fim, Carollo e Masuda perderam o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, Fancellu atacou e isolou-se na frente da corrida. O italiano da Q36.5 ainda foi o primeiro a passar no topo da contagem. Poucos kms depois, Carl Fredrik Hagen (Q36.5 Pro Cycling Team) e Sjoerd Bax (UAE Team Emirates) juntaram-se ao grupo perseguidor. A 35km do fim, Fancellu foi alcançado pelo grupo perseguidor.
4km depois, Hagen conseguiu isolar-se na frente da corrida. O norueguês conseguiu 11s de vantagem sobre o resto dos fugitivos do dia e 50s sobre o pelotão. A 26km da meta, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. 8km depois, Jefferson Cepeda (EF Education – EasyPost) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso.
A 16km da meta, Davide De Pretto conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão, mas foi rapidamente alcançada. 1km depois, Hagen também foi alcançado. Logo a seguir, Adam Toupalik (Tdt-Unibet) atacou, mas o checo não ficou mais de 2km na frente da corrida. Nos últimos kms, o pelotão preparava-se para uma chegada ao sprint no Velódromo de Forlì.
Nos metros finais, Giovanni Carboni (JCL Team Ukyo) tentou surpreender com um ataque de longe, mas Berckmoes não deixou o italiano ganhar um espaço importante. O belga foi quem lançou o sprint final e rapidamente passou Carboni. Berckmoes ainda aguentou o forte sprint de Nerurkar para conquistar assim a sua primeira vitória como profissional na última etapa da Coppi e Bartali. De Pretto conseguiu passar Carboni em cima do risco de meta para ser 3º.
Koen Bouwman (Team Visma | Lease a Bike) é o grande vencedor da Coppi e Bartoli, batendo, o melhor jovem, Archie Ryan (EF Education – EasyPost) por 9s e Diego Ulissi (UAE Team Emirates) por 10s. Jenno Berckmoes venceu a classificação por pontos e Manuele Tarozzi venceu a classificação da montanha. A Lotto Dstny foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency