Lorena Wiebes conquista pela 2ª vez o GP Oetingen!
A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) venceu a 4ª edição do GP Oetingen, uma clássica de 119km com partida e chegada em Oetingen, batendo ao sprint a neerlandesa Thalita De Jong (Lotto Dstny) e a britânica Josie Nelson (Team DSM-Firmenich PostNL).
O GP Oetingen começou com um ritmo alto. Algumas ciclistas tentaram formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso. A 98km do fim, Audrey de Keersmaeker (Lotto Dstny) atacou e conseguiu uma vantagem de 40s sobre o pelotão. 6km depois, Lorena Wiebes, Nicole Frain (Hess Cycling Team), Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) e Valerie Demay (VolkerWessels Women’s Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para a belga.
A 89km do fim, as cinco da frente acabaram por ser alcançadas. 6km depois, Marion Borras (St Michel-Mavic-Auber93) saiu do pelotão, mas a francesa foi rapidamente alcançada. A 80km do fim, Christine Majerus e Chantal van den Broek-Blaak (Team SD Worx-Protime), Franziska Koch (Team DSM-Firmenich PostNL), Nienke Veenhoven (Team Visma | Lease a Bike), Anastasia Carbonari (UAE Team ADQ), Camilie Fahy (St Michel-Mavic-Auber93) e Heidi Franz (LifePlus Wahoo) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão.
Poucos kms depois, as sete da frente foram alcançadas pelo pelotão. A cerca de 70km do fim, Thalita de Jong, Franziska Koch e Christine Majerus atacaram e formaram a fuga do dia. 38km depois, as três tinham uma vantagem de 50s sobre o pelotão. A 28km do fim, na zona de pavê antes da subida do dia, o Bergstraat, com 0.7km a 5,4%, Chantal van den Broek-Blaak acelerou com Lorena Wiebes na roda. Poucos metros depois, na subida, Wiebes atacou e foi seguida por Josie Nelson, Silke Smulders (Liv AlUla Jayco Women’s Continental Team) e Marte Edseth (Uno-X Mobility).
A 23km da meta, van den Broek-Blaak, Linda Riedmann (Team Visma | Lease a Bike) e Femke De Vries (GT Krush Rebellease) fizeram a ponte para o grupo de Wiebes. 2km depois, o grupo perseguidor alcançou as três da frente. A cerca de 19km para a meta, o pelotão conseguiu alcançar as dez da frente. 10km depois, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A Team SD Worx-Protime assumiu o comando do grupo para que os ataques deixassem de acontecer.
A 2km da meta, na última passagem no Bergstraat, Wiebes atacou e foi seguida por De Jong, Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility) e Nelson. Poucos metros depois, Edseth fez a ponte para o grupo da frente. A norueguesa passou logo para o comando e impôs um ritmo alto para que Rosita Reijnhout (Team Visma | Lease a Bike) e Eugenia Bujak (UAE Team ADQ) não conseguissem juntar-se ao grupo da frente.
No sprint final, Lorena Wiebes não deu hipótese e conquistou assim pela segunda vez o GP Oetingen, depois de já ter vencido em 2022. Thalita De Jong ainda seguiu a roda da sua compatriota, mas não tinha capacidade para a passar, acabando assim por ser segunda. Josie Nelson fez uma grande corrida. A jovem britânica mostrou o seu potencial e conseguiu ser mais forte que Confalonieri para ser 3ª. Destaca-se também a boa corrida da jovem dinamarquesa Solbjork Minke Anderson (Uno-X Mobility) que conseguiu passar Bujak e Reijnhout para ser 6ª a 11s.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Geert Tresignie