Francisco Campos conquista Clássica da Primavera!

Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) conquistou a sua primeira vitória da temporada na Clássica da Primavera, corrida com 145km com partida e chegada na Póvoa de Varzim! Após um duro circuito percorrido por sete vezes, um reduzido grupo chegou à linha de meta para discutir a vitória, e foi o ciclista da equipa algarvia a levar a melhor, batendo ao sprint Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) e Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense).

Clássica da Primavera bastante rápida e muito disputada

A 27º edição da Clássica da Primavera começou com um ritmo elevado, que dificultou a formação da fuga do dia. Vários foram os ciclistas que tentaram atacar, mas só na segunda volta surgiu a fuga do dia. Um quarteto com Emanuel Duarte (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Julian Kot (Lubelskie Perla Polski) conseguiu ganhar cerca de 30s de vantagem, mas João Martins acabava por descolar perto do topo da subida ao Monte São Félix.

O trio na dianteira conseguiu manter-se na frente durante toda a terceira volta, mas o ritmo não abrandava. O pelotão mantinha o ritmo alto com várias tentativas de ataque, até que nove ciclistas fizeram a ponte já na quarta volta. Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel Cycling), Frederico Figueiredo e Rafael Reis (Sabgal / Anicolor Cycling Team), Afonso Silva (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Pawel Szoztka (Lubelskie Perla Polski) Fábio Costa e Luís Gomes conseguiram chegar à frente e aumentaram a vantagem para a casa do minuto.

Fuga alcançada e decisão da corrida na volta final

O grupo manteve-se unido durante um par de voltas, mas o trabalho da Rádio Popular – Paredes – Boavista e da AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense colocou a diferença nos 40s à entrada para a sexta volta. Foi precisamente na seguinte subida ao Monte São Félix que a corrida voltou a partir. Rafael Reis atacou e ganhou espaço na frente da corrida com Szostka. Os dois deixaram um pequeno grupo perseguidor um pouco atrás, a cerca de 10s. Porém, o pelotão alcançaria todos eles no início da sétima e última volta.

Foi na última subida que a corrida se decidiu, com oito ciclistas a ganharem vantagem. O grupo manteve-se junto até ao risco de meta, e a vitória acabou por se discutir ao sprint. Francisco Campos acabou por ser o mais forte, e alcançou a vitória perante Luís Gomes no risco de meta. O ciclista da equipa de Oliveira de Azeméis lançou a bicicleta, mas já não foi a tempo de superar Campos. Fábio Costa, após um dia em fuga, conseguiu fechar na terceira posição.

Com o triunfo, Francisco Campos é o primeiro líder da Taça de Portugal Elite. Nos Sub-23, Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor Cycling Team), 15º na corrida, a 20s, é o primeiro líder.

O pódio da Clássica da Primavera com Luís Gomes, Francisco Campos e Fábio Costa
O pódio da Clássica da Primavera com Luís Gomes, Francisco Campos e Fábio Costa

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock