Elisa Longo Borghini regressa às vitórias no Trofeo Oro in Euro!
A campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) venceu o Trofeo Oro in Euro, uma clássica de 106.8km com partida e chegada em Cinquale, após protagonizar um forte ataque a 14km para a meta. A neerlandesa Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) foi segunda e a americana Ruth Edwards (Human Powered Health) terceira, ambas a 32s.
O Trofeo Oro in Euro começou com um ritmo alto. A cerca de 60km do fim, Coryn Labecki (EF Education – Cannondale) e Maria Plaza (Team Komugi-Grand Est) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. As duas conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. A 38km do fim, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão que era comandado pela Lidl – Trek.
2km depois, na primeira passagem na Fortezza, com 3.5km a 5.5%, Clara Koppenburg (Cofidis) atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Logo a seguir, Elisa Longo Borghini acelerou e partiu o pelotão. A campeã italiana foi seguida por Karlijn Swinkels, Erica Magnaldi e Silvia Persico (UAE Team ADQ), Gaia Realini (Lidl – Trek), Ruth Edwards, Kim Cadzow (EF Education – Cannondale), Julie Bego e Nikola Noskova (Cofidis) e Solbjork Minke Anderson (Uno-X Mobility).
A 21km do fim, o grupo da frente tinha apenas 30s de vantagem sobre o pelotão. Cerca de 2km depois, Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. A 17km da meta, a polaca conseguiu juntar-se às dez da frente. 2km depois, na última passagem na Fortezza, Gaia Realini impunha um ritmo alto. Julie Bego tentou isolar-se, mas a jovem francesa não teve sucesso.
A 14km da meta, Kim Cadzow tentou sair do grupo, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, Elisa Longo Borghini fez uma grande aceleração e ninguém teve resposta para o ataque da campeã italiana. Poucos kms depois, o grupo perseguidor acabou por partir. Realini, Persico, Anderson e Lach acabaram por ceder.
Elisa Longo Borghini manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada no Trofeo Oro in Euro. No grupo perseguidor, Karlijn Swinkels não deu hipótese ao sprint e foi assim 2ª a 32s. Ruth Edwards foi mais forte que Julie Bego para ser 3ª e voltar assim aos pódios na sua temporada de regresso à competição.
Destaca-se a grande corrida da campeã do mundo júnior, Julie Bego, que mesmo falhando o pódio por muito pouco, conseguiu um grande resultado. Solbjork Minke Anderson também confirmou o seu bom início de temporada. A dinamarquesa de 19 anos fez uma excelente corrida e foi 9ª a 1:39.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Flaviano Ossola