Ethan Vernon estreia-se pela Israel com vitória na etapa 1 do Tour des Alpes-Maritimes!

O britânico Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) venceu a primeira etapa do Tour des Alpes-Maritimes, uma ligação de 165,5km entre Levens e Antibes, batendo ao sprint o compatriota Sean Flynn (Team dsm-firmenich PostNL) e o italiano Vincenzo Albanese (Arkea – B&B Hotels).

50km para se encontrar a fuga num dia complicado

A primeira etapa do Tour des Alpes-Maritimes começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 135km do fim, na única contagem de montanha do dia, Jordan Lebrosse (Decathlon AG2R La Mondiale) foi o primeiro a passar no topo. 9km depois, Morné van Niekerk (St Michel – Mavic – Auber93) e Clement Champoussin (Arkea – B&B Hotels) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida.

A 121km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Champoussin foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, os dois companheiros de fuga foram também alcançados. 7m depois, Andrea Mifsud (Nice Métropole Côte d’Azur) e van Niekerk saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 2:45 sobre o pelotão.

Favoritos ao ataque nos kms finais

A Decathlon AG2R La Mondiale comandava o pelotão, que, a 35km do fim, estava a 1:50 da fuga. 10km depois, no segundo sprint intermédio do dia, van Niekerk foi buscar a pontuação máxima. A 21km do fim, alguns ataques começaram a acontecer no pelotão. 2km depois, Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL) conseguiram uma vantagem de cerca de 10s sobre o pelotão. Na frente da corrida, Mifsud atacou e isolou-se. Van Niekerk foi alcançado pelos dois perseguidores.

A 14km da meta, Grégoire e Bardet foram alcançados pelo pelotão. 4km depois, Mifsud ainda tinha uma vantagem de 45s sobre o pelotão. A 3km da meta, o francês acabou por ser alcançado e um final ao sprint aproximava-se. Bastien Tronchon e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) tentaram sair do grupo, mas não tiveram sucesso por causa do forte ritmo imposto pela Israel – Premier Tech.

Nos metros finais, Guillaume Boivin (Israel – Premier Tech) comandava o pelotão e começou a lançar o sprint de Vernon. O britânico abriu o sprint com Flynn na sua roda. Vernon acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória com as cores da Israel – Premier Tech. Flynn conseguiu ser mais forte que Albanese e foi segundo.

Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) não estava bem colocado, mas ainda conseguiu ser quarto ao sprint. Os principais favoritos à geral chegaram quase todos no pelotão. Kévin Vauquelin (Arkea – B&B Hotels), um dos favoritos, ficou cortado, nos metros finais, e perdeu 7s.

Ethan Vernon é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Jordan Labrosse é o primeiro líder da classificação da montanha e a Team dsm-firmenich PostNL lidera por equipas.

Ethan Vernon é o primeiro líder do Tour des Alpes-Maritimes (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
Ethan Vernon é o primeiro líder do Tour des Alpes-Maritimes (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: LNC / Xavier Pereyron

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock