Remco Evenepoel brilha em Albufeira e é o novo líder da Volta ao Algarve!
O belga, Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu a quarta etapa da Volta ao Algarve, um contrarrelógio de 22,2km com partida e chegada em Albufeira, batendo o americano Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) por 16s e o suíço Stefan Kung (Groupama – FDJ) por 29s. A vitória dá a Remco Evenepoel a liderança da corrida algarvia!
Primeiras referências e um contrarrelogista abaixo do esperado
O contrarrelógio começou com Diogo Oliveira (ABTF – Betão Feirense), mas o português não foi o primeiro a marcar tempo na meta, pois foi ultrapassado por Euclides Chingui (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), que marcou o tempo de 32:01. João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) bateu pouco depois o tempo do angolano por 4s. Alguns minutos depois, Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) marcou o tempo de 31:02.
Keegan Swirbul (Efapel Cycling) foi o primeiro a baixar dos 31min, ao marcar o tempo de 30:39. Poucos minutos depois, Edward Theuns (Lidl – Trek) marcou o tempo de 29:03. Julien Vermote (Team Visma | Lease a Bike) surpreendeu e bateu o tempo do belga por 7s. Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) esteve bem e marcou o tempo de 28:26. Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) esteve muito abaixo do esperado e gastou mais 2s que o italiano. Arthur Kluckers (Tudor Pro Cycling Team) mostrou o seu potencial ao marcar o bom tempo de 28:18.
Juventude em grande nível, Ganna fora do pódio
Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) esteve a um nível incrivelmente alto, e marcou um belo tempo de 27:46. Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), por outro lado, ficou abaixo das expectativas e marcou o tempo de 27:56. Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes – Boavista) procurou defender-se perante o seu ponto fraco, e marcou o tempo de 30:50. Rune Herregodts (Intermarché – Wanty), por outro lado, também marcou um bom tempo de 28:07.
Magnus Sheffield estava a voar! O jovem americano voltou a mostrar o seu talento ao marcar um grandíssimo tempo de 27:25. Stefan Kung (Groupama – FDJ) também andou muito bem. O suíço marcou um excelente tempo de 27:38. Ben Healy (EF Education – EasyPost) mostrou-se num bom nível e marcou o tempo de 27:57. António Morgado (UAE Team Emirates) conseguiu minimizar as perdas! O português esteve muito bem e marcou o tempo de 28:22.
Trepadores a ceder e Remco a voar
Mikel Landa (Soudal Quick-Step) também não tinha um bom dia para as suas características e marcou o tempo de 29:25. Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) esteve bem, mas algo abaixo das expectativas, e marcou o tempo de 28:13. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) comprovou a falta de treino de contrarrelógio em 2024, e marcou apenas o tempo de 28:09. Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) também esteve abaixo das expectativas. O britânico marcou o tempo de 29:00. Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) minimizou as perdas e marcou o tempo de 28:39.
Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) confirmou o bom momento de forma e marcou o tempo de 28:07. Sergio Higuita (BORA – hansgrohe) e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) não tinham um bom dia para as suas características. O colombiano marcou o tempo de 29:24 e o americano de 28:47. Remco Evenepoel estava a fazer a sua camisola arco-íris brilhar! O belga andou imenso e marcou um fantástico tempo de 27:09. Daniel Martinez (BORA – hansgrohe) foi o último a partir. O colombiano esteve novamente muito bem e marcou o tempo de 28:00.
As contas para a etapa final
António Morgado foi o melhor português na etapa 4 da Volta ao Algarve e foi 15º a 1:13 de Evenepoel. Na geral é 9º a 1:39. Hélder Gonçalves foi 100º a 3:41 na etapa. Na geral segue o melhor ciclista de uma equipa portuguesa, em 31º a 5:25.
Remco Evenepoel é o novo líder da Volta ao Algarve. O belga tem 47s de vantagem sobre Martinez, 1:12 sobre Tratnik e 1:18 sobre Van Aert e Kung. Pidcock é 10º a 1:44, Kuss 11º a 1:46 e Tao Hart é 16º a 2:05. Martinez manteve a liderança da classificação da montanha e Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) da classificação por pontos. Magnus Sheffield é o novo líder da juventude, mas tem apenas 5s de vantagem sobre António Morgado. A INEOS Grenadiers é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images