Gerben Thijssen triunfa na etapa 1 da Volta ao Algarve! Rui Oliveira e Luís Mendonça no top9!

O belga Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 200,8km entre Portimão e Lagoa, batendo ao sprint o neerlandês Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) e o belga Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe). Com a vitória, Thijssen é também o primeiro líder da corrida!

Fuga numerosa, que se desmontou cedo

A primeira etapa da Volta ao Algarve começou com Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense), Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Noah Campos (Kelly – Simoldes – UDO), César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Gonçalo Amado (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

A 163km do fim, na primeira contagem do dia, Contte foi o primeiro a passar no alto. 60km depois, na segunda contagem do dia, o argentino voltou a ser o primeiro a passar no topo. Noah Campos e Diogo Narciso perderam o contacto com o grupo da frente, mas o ciclista da equipa do Seixal conseguiu reentrar pouco depois. A vantagem do grupo da frente continuava nos 3:00 sobre o pelotão. 19km depois, Noah Campos foi alcançado pelo pelotão.

A 51km do fim, Bayer atacou e isolou-se na frente da corrida. Contte e César Fonte perseguiam o austríaco. 3km depois, Diogo Narciso, Gonçalo Amado e Fábio Costa foram alcançados pelo pelotão. A 40km do fim, Bayer foi buscar a pontuação e bonificação máxima no único sprint intermédio do dia. 3km depois, Contte e Fonte foram também alcançados pelo pelotão.

Quedas foram uma constante ao longo do dia

A 27km da meta, deu-se uma grande queda no pelotão, na qual ficaram envolvidos Tiesj Benoot e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike), Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense). Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) ficou preso na queda. Benoot, Kuss, Madouas e Van Aert conseguiram reentrar no pelotão. Eulálio acabou por não o conseguir fazer. 6km depois, Tobias Bayer foi alcançado pelo pelotão, que baixou o ritmo e começava a preparar-se para uma chegada ao sprint.

Rui Oliveira foi o melhor português na etapa 1 da Volta ao Algarve (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
Rui Oliveira foi o melhor português na etapa 1 da Volta ao Algarve (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

Um sprint portentoso no meio do caos

A 2km da meta, a Arkea – B&B Hotels apareceu com tudo e assumiu o comando. O pelotão ainda cortou após uma queda de Marco Haller (BORA – hansgrohe) e poucos foram os homens a chegar ao sprint. Nos metros finais, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) tentou surpreender e lançou o sprint de longe. A 175 metros da meta, Thijssen encontrou um espaço e lançou o seu sprint. O belga acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Van den Berg não estava bem colocado, mas fez um grande sprint para ser segundo. Meeus fechou o pódio.

Rui Oliveira esteve muito bem no sprint. O português acabou por quebrar nos últimos metros, mas conseguiu um belo sexto lugar. Luís Mendonça (Sabgal – Anicolor Cycling Team) mostrou um excelente nível e conseguiu ser nono. Santiago Mesa (Efapel Cycling) também conseguiu um excelente 11º posto. António Morgado (UAE Team Emirates) e Rui Costa (EF Education – EasyPost) chegaram seguros no pelotão.

Gerben Thijssen é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Tomas Contte é o primeiro líder da classificação da montanha. Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) é o melhor jovem, e a INEOS Grenadiers é a melhor equipa.

Gerben Thijssen é o primeiro líder da Volta ao Algarve!
Gerben Thijssen é o primeiro líder da Volta ao Algarve!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock