Jhonatan Restrepo vence etapa final, Rodrigo Contreras conquista Tour Colombia!
O colombiano Jhonatan Restrepo (Seleção Nacional da Colombia) venceu a última etapa do Tour Colombia, uma ligação de 139km entre Sopó e Bogotá, batendo ao sprint o equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) e o campeão colombiano Alejandro Osorio (GW Erco Shimano). Rodrigo Contreras (Nu Colombia) foi oitavo e garantiu a vitória na geral final.
Favoritos ao ataque e Carapaz em busca da remontada
A última etapa do Tour Colombia começou com um ritmo altíssimo. Ao km 16, no primeiro sprint bonificado do dia, Carapaz foi buscar a bonificação máxima. 15km depois, Heiner Parra (Canel’s Java) foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Ao km 47, no segundo sprint bonificado do dia, Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) foi buscar a bonificação máxima. Carapaz somou mais 1s.
A cerca de 70km para o fim, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) atacou e foi seguido por Javier Jamaica (Team Medellin). Os dois conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. 30km depois, Bernal e Jamaica acabaram por ser alcançados. Poucos kms depois, novos ataques voltaram a acontecer, com Rigoberto Uran e Carapaz (EF Education – EasyPost) no centro das atenções, mas nenhum deles teve sucesso.
A 15km da meta, o pelotão entrou na última subida do dia, o Alto de Patios com 2,9km a 7,2%. Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) impôs um ritmo elevadíssimo que partiu o pelotão. Quando Cepeda abriu para o lado, Carapaz atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 8s sobre o grupo do camisola amarela. O equatoriano foi o primeiro a passar no topo na última contagem do dia.
Marcação entre favoritos e vitória ao sprint num pequeno grupo
A cerca de 10km para a meta, Carapaz foi alcançado por Daniel Mendez e Rodrigo Contreras (Nu Colombia), Alejandro Osorio, Yeison Reyes (Team Sistercrédito), Martin Lopez e Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Jonathan Restrepo, Egan Bernal, Rigoberto Úran, Ivan Sosa (Movistar Team) e Jonathan Caicedo. Mendez foi quem fez grande parte do trabalho em prol de Contreras para que Carapaz fosse alcançado.
A 7km da meta, Osorio teve um problema mecânico. O campeão colombiano conseguiu resolvê-lo rapidamente e reentrou no grupo da frente. 3km depois, Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) reentrou no grupo da frente e atacou, mas acabou por não ter sucesso. Não estando a haver uma grande cooperação no grupo da frente, a Seleção Nacional da Colombia decidiu assumir o trabalho, pois um grupo perseguidor com Cees Bol (Astana Qazaqstan Team) estava a aproximar-se.
A 1km da meta, Egan Bernal impunha um ritmo altíssimo para que o grupo da frente pudesse lutar pela etapa. Nos metros finais, Rigoberto Uran começou a lançar o sprint para Carapaz. Restrepo foi quem surgiu no sprint com o equatoriano na sua roda. Carapaz não teve capacidade para passar o colombiano, que venceu assim pela primeira vez nesta temporada. Osorio completou o pódio.
Rodrigo Contreras é o grande vencedor da 4ª edição do Tour Colombia, batendo Richard Carapaz por 6s e Jonathan Caicedo por 26s. Carapaz venceu a classificação da montanha e a classificação por pontos. Jose Muniz (Petrolike) foi o melhor jovem, Santiago Gomez (Team Sistercrédito) venceu a classificação dos sprints intermédios e a EF Education – EasyPost foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency