Remco Evenepoel vence a 2ª Figueira Champions Classic! Rúben Guerreiro foi 9º e António Morgado 15º!

O campeão belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu a 2ª Figueira Champions Classic, uma clássica de 190.9km entre São Pedro e Figueira da Foz, após um solo de 55km. O belga Vito Braet (Intermarché – Wanty) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 2º a 1:47. O campeão italiano Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team) completou o pódio.

A Figueira Champions Classic começou com diversas tentativas de ataque com Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), José Félix Parra (Equipo Kern Pharma), Ibai Azurmendi (Euskaltel – Euskadi), André Carvalho (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Luís Fernandes (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car) e Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 4:40 sobre o pelotão.

A 100km do fim, a vantagem do grupo da frente era de apenas 1:35 sobre o pelotão por causa de um incidente na passagem de nível que os fez parar. Cerca de 20km depois, na primeira passagem na Rua Parque Florestal, com 2.1km a 8%, Parra atacou e foi apenas seguido por Afonso Eulálio. Poucos metros depois, os dois acabaram por ser alcançados pelo pelotão onde a Soudal Quick-Step acabou por acelerar.

A 55km do fim, na segunda passagem na Rua Parque Florestal, Remco Evenepoel atacou e ninguém teve capacidade para seguir o ataque do belga. António Morgado (UAE Team Emirates) ainda tentou sair do pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançado. A cerca de 40km do fim, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) atacou e tentava fazer a ponte para Evenepoel. 10km depois, o belga tinha 56s de vantagem sobre o mexicano e 1:26 sobre o pelotão.

António Morgado numa das ascensões ao Parque Florestal (Foto: Joao Fonseca / SprintCyclingAgency©2024)

A cerca de 25km para a meta, Del Toro foi alcançado pelo pelotão. 3km depois, na última passagem na Rua Parque Florestal, a UAE Team Emirates acelerou com o objetivo de partir o pelotão. António Morgado foi o último homem da UAE a acelerar para que Hirschi atacasse. O suíço não conseguiu ganhar grande espaço e foi seguido por Florian Stork (Tudor Pro Cycling Team), Lars Boven (Alpecin – Deceuninck), Rúben Guerreiro (Movistar Team) e Morgado. O português da UAE acabou por passar para o comando do grupo e aumentou o ritmo. Poucos metros depois, Pelayo Sanchez e Ivan Romeo (Movistar Team), Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Nicola Conci e Quinten Hermans (Movistar Team), Mikkel Honore (EF Education – EasyPost) e Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) chegaram ao grupo perseguidor.

Rúben Guerreiro numa das ascensões ao Parque Florestal (Foto: Joao Fonseca / SprintCyclingAgency©2024)

A cerca de 20km do fim, ataques começaram a acontecer no grupo perseguidor. A Movistar tentou com várias ciclistas, mas nenhum conseguiu isolar-se. O português António Morgado também mexeu algumas vezes, mas também não conseguiu isolar-se. A cerca de 7km da meta, antes da última passagem na Enforca Cães, com 0.9% a 10.3%, um grupo chegou ao perseguidor onde estavam fortes velocistas como Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team), Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) e Vito Braet.

Remco Evenepoel manteve o seu ritmo e abriu assim a sua temporada com uma vitória na 2ª edição da Figueira Champions Classic. No sprint pelo segundo posto, Vito Braet, mesmo sem nenhuma companheiro de equipa para o ajudar no posicionamento, conseguiu ser o mais forte. Simone Velasco foi mais forte que Mayrhofer e Lars Boven para ser 3º.

Rúben Guerreiro foi o melhor português e foi 9º. António Morgado fez uma grande corrida e terminou em 15º. Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) foi o melhor ciclista de uma equipa portuguesa e foi 52º a 9:30.

Pódio Final

O Pódio Final da Figueira Champions Classic (Foto: João Fonseca)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: João Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock