Mads Pedersen em modo monstro faz o Hat-Trick na etapa 2 do Tour de La Provence!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a segunda etapa do Tour de La Provence, uma ligação de 165km entre Forcalquier e Manosque, batendo ao sprint os franceses Axel Zingle (Cofidis) e Clément Champoussin (ARKEA-B&B Hotels).
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Scott Mcgill (Project Echelon Racing), Emmanuel Morin (Van Rysel-Roubaix), Thomas Bonnet (TotalEnergies) e Kasper Saver (Philippe Wagner-Bazin) a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 2:20 sobre o pelotão. A 136km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Frigo foi buscar a bonificação máxima. 15km depois, Saver foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.
A 55km do fim, Bonnet cedeu e foi alcançado pelo pelotão. O quarteto da frente tinha 1:05 de vantagem sobre o pelotão que começava a ter dificuldades em reduzir a diferença por causa da chuva e da estrada perigosa. 7km depois, na segunda contagem do dia, Frigo foi o primeiro a passar no alto. A 44km do fim, Frigo atacou e isolou-se na frente da corrida. 12km depois, o italiano entrou na subida mais dura do dia com 50s de vantagem sobre Morin e 1:40 sobre o pelotão.
A 26km do fim, Frigo foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Ewen Costiou (ARKEA-B&B Hotels) atacou e tentava fazer a ponte para o italiano que tinha 45s de vantagem. A 16km da meta, Frigo conquistou a bonificação máxima do segundo sprint intermédio do dia.
Logo a seguir, Pedersen atacou e provocou um corte no pelotão. O ataque do dinamarquês foi que Costiou fosse alcançado pelo grupo com mais de quinze ciclistas. Não havia uma grande cooperação nesse grupo e a 12km da meta, Pedersen voltou a atacar. Axel Zingle, Riley Sheehan (Israel – Premier Tech), Clément Champoussin, Raúl Garcia Pierna e Ewen Costiou (ARKEA-B&B Hotels), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Tyler Stites (Project Echelon Racing) e Alexandre Delettre (St Michel-Mavic-Auber 93) e os únicos que conseguiram seguir o dinamarquês.
A 6km da meta, Frigo tinha 30s de vantagem sobre o grupo de Pedersen onde havia cooperação, mas continuava a ser o dinamarquês quem mais trabalhava. 1km depois, Garcia Pierna atacou e tentava fazer a ponte para Frigo. A 3km da meta, Pedersen fechou o espaço para o espanhol e ninguém queria cooperar com o dinamarquês para alcançar Frigo.
Pedersen manteve o ritmo na frente da grupo e na entrada do km final, Frigo acabou por ser alcançado. Os ciclistas preparavam-se para uma chegada ao sprint num rampa com média de 4.4%. Stites tentou lançar o sprint de longe, mas tinha Pedersen na sua roda. O dinamarquês rapidamente o passou e não deu hipótese, conquistando assim a sua quinta vitória da temporada, após uma incrível recuperação. Zingle ainda tentou seguir o dinamarquês, mas não conseguiu e acabou por ser 2º. Champoussin passou Stites, nos últimos metros, para ser 3º.
Mads Pedersen reforçou a liderança da classificação geral e da classificação por pontos. Ewen Costiou é o novo líder da juventude e Ewen Costiou é o novo líder da classificação da montanha. A ARKEA-B&B Hotels lidera agora por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images