Viking continua a reinar e conquista etapa 1 do Tour de La Provence!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a primeira etapa do Tour de La Provence, uma ligação de 157.2km entre Aix-en-Provence e Martigues, batendo ao sprint o francês Axel Zingle (Cofidis) e o canadiano Riley Pickrell (Israel – Premier Tech).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Kévin Anoine (Van Rysel-Roubaix), Alexis Gougeard (Cofidis), Thomas Bonnet (TotalEnergies), Alexis Guerin (Philippe Wagner-Bazin), Robin Plamondon (Cic U Nantes Atlantique) e Jonathan Couanon (Nice Métropole Côte d’Azur) a formarem a fuga do dia. A 109km do fim, os seis da frente tinham 1:25 de vantagem sobre o pelotão. Na primeira contagem do dia, Avoine foi o primeiro a passar no topo.
A 79km do fim, Couanon foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio. 22km depois, na segunda contagem do dia, Avoine foi novamente o primeiro a passar no topo. A 43km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Couanon voltou a ser o mais forte. A estrada estava perigosa devido à chuva. O pelotão não estava a conseguir diminuir a vantagem da fuga que era de 1:30.
A 25km do fim, Couanon e Guerin perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados pelo pelotão. 4km depois, Plamondon também cedeu e foi alcançado. A 10km da meta, a vantagem do trio da frente era de apenas 30s. A Groupama-FDJ e a Lidl – Trek comandava o pelotão e estavam a conseguir reduzir o ritmo da fuga. 5km depois, Raúl Garcia Pierna (ARKEA-B&B Hotels) atacou, mas o espanhol não conseguir sair do pelotão. A fuga do dia foi alcançada, logo a seguir.
Nos metros finais, Alex Kirsch (Lidl – Trek) assumiu o comando do pelotão, mas Mads Pedersen não estava na sua roda. O luxemburguês aproveitou a zona técnica para atacar e conseguir uma pequena vantagem sobre o pelotão. Riley Pickrell começou a sprintar e chegou à roda de Kirsch. O luxemburguês viu que Pedersen começou a sprintar no pelotão e tirou pé. O dinamarquês acabou por não dar hipótese e venceu assim a etapa 1 do Tour de La Provence.
Axel Zingle bem tentou, mas não conseguir ser mais forte que Pedersen e foi assim 2º. Pickrell aguentou o forte sprint de Samuel Watson (Groupama-FDJ) para ser terceiro. Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) tinha aqui uma grande oportunidade para lutar pela etapa. O irlandês estava muito mal posicionado e foi apenas 18º.
Mads Pedersen segue líder da classificação geral e da classificação por pontos. Kévin Anoine é o primeiro líder da classificação da montanha. Jakob Soderqvist (Lidl – Trek) segue o melhor jovem e a Lidl-Trek a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com