Astúcia de Casper van Uden conquista etapa 1 e primeira liderança do AlUla Tour!

Casper van Uden (Team dsm – firmenich PostNL) venceu ao sprint a etapa 1 do AlUla Tour, a volta à Arábia Saudita! O jovem neerlandês esteve taticamente perfeito e bateu o compatriota Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla) e o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), após 149,1km com partida e chegada na Al Manshiyah Train Station.

A primeira etapa

Começou hoje o AlUla Tour, ou Volta à Arábia Saudita, uma prova por etapas que pertence de categoria UCI 2.1. Ao longo desta competição serão percorridos 812,5km divididos por cinco etapas. A primeira etapa da corrida trazia uma jornada destinada aos sprinters. O dia contava com dois sprints intermédios e um sprint bonificado.

O Perfil da 1ª etapa do AlUla Tour.
O Perfil da 1ª etapa do AlUla Tour.

Uma fuga demorada e sem grandes chances

A etapa começou por rolar sem grandes problemas, com o primeiro ataque a surgir ao km 33. A fuga do dia formou-se num grupo de cinco elementos com Unai Zubeldia (Euskaltel – Euskadi), Carter Bettles (Roojah Insurance), Masaki Yamamoto (JCL Team UKYO), Hassan Al Ibrahim e Ali Al Shaikhahmed (Seleção da Arábia Saudita). O pelotão deixou o grupo ganhar uma vantagem superior a 2min, mantendo o controlo para o inevitável final ao sprint.

Ao km 81 disputou-se o primeiro sprint intermédio, com Zubeldia a ser mais forte que os adversários. 4km depois, Al Ibrahim descolou da fuga e foi alcançado pelo pelotão. A Soudal Quick-Step, a Tudor Pro Cycling Team e a Team Jayco – AlUla eram quem controlava as hostilidades. A 44km do fim, o grupo acabou por partir, com Zubeldia e Bettles a ficarem sozinhos na frente. Entre os dois, o espanhol foi mais forte, e ficou sozinho 11km depois. Zubeldia acabaria por vencer também o sprint intermédio a 21km da chegada, antes de ser alcançado com 18km pela frente.

No pelotão, Simon Yates (Team Jayco – AlUla), um dos favoritos à geral, furava pela mesma altura, mas conseguindo depois reentrar no pelotão. Com os comboios a surgir, Matteo Sobrero (BORA – hansgrohe) aproveitou para vencer o sprint bonificado a 11km do fim.

A tática perfeita no meio do caos

As equipas dos sprinters surgiram todas na frente do pelotão, mas foi a UAE Team Emirates que se destacou no km final. Ivo Oliveira assumiu a frente nos últimos 600m para lançar o seu irmão Rui e Sebastian Molano. Van Uden seguia com o seu lançador ao lado, e aproveitou para apanhar a roda de Rui. Quando o português começava a lançar o sprint, o neerlandês arrancou para a vitória, superando Groenewegen, que havia ficado fechado e vinha mais rápido. A velocidade do sprinter da Jayco não chegou para o posicionamento do compatriota, que venceu pela primeira vez como profissional.

Rui e Ivo Oliveira fizeram um excelente trabalho, e foram 14º e 43º, com o mesmo tempo do vencedor.

Casper van Uden é o primeiro líder da corrida, com 4s sobre Dylan Groenewegen e 6s sobre Tim Merlier. O neerlandes acumula também a liderança das classificações por pontos e da juventude. Unai Zubeldia lidera nos sprints intermédios e a Q36.5 Pro Cycling Team lidera coletivamente.

A etapa 2 irá ligar o AlUla Winter Park à Reserva Natural de Sharaan, numa jornada de 199,1km com um final de 4,2km a 3,2% de pendente média.

Casper van Uden é o primeiro líder do AlUla Tour!
Casper van Uden é o primeiro líder do AlUla Tour!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: AlUla Tour / Charly Lopez

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock