Kevin Geniets conquista GP La Marseillaise em dia perfeito da Groupama-FDJ!

O luxemburguês Kevin Geniets (Groupama – FDJ) venceu o GP La Marseillaise, clássica francesa de 167.5km com partida e chegada na cidade de Marselha, após bater ao sprint o francês Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale Team)! O pódio foi completo por Kévin Vauquelin (Arkea – B&B Hotels), terceiro, a 10s. Foi a segunda vitória do dia em duas corridas disputadas para a equipa francesa.

A aventura da fuga do dia

A edição 45 do GP La Marseillaise começou com várias tentativas de ataque e só ao km 20 é que se encontrou a fuga do dia, num grupo com Jelle Vermoote (Bingoal WB), Alex Colman (Team Flanders – Baloise), Hugo Toumire (Cofidis), Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur) e Théo Delacroix (St. Michel – Mavic – Auber 93). O grupo chegou a ter quase 4min de vantagem sobre o pelotão. A Decathlon AG2R La Mondiale Team e a Arkea – B&B Hotels controlavam a distância para a fuga.

A 50km do fim, a fuga tinha ainda 1:40 de vantagem sobre o pelotão. A Uno-X Mobility havia se juntado já à perseguição, e a diferença vinha a ser reduzida. 10km depois, uma queda levou Stefano Oldano (Cofidis) e Milan Menten (Lotto Dstny) ao chão. Rapidamente o pelotão chegou ao Route des Crêtes, e a fuga foi sendo progressivamente alcançada. Uma nova movimentação surgiu com Alex Baudin, Kevin Geniets e Remy Rochas (Groupama – FDJ).

A movimentação decisiva de Geniets e Baudin

Os três ganharam alguma vantagem sobre um pelotão que se reduzia paulatinamente. Já próximos do topo, Baudin atacou, e Rochas quebrou. Geniets não conseguiu ter a explosão para responder, mas manteve-se pouco atrás e fechou o espaço após a subida. O duo na frente construiu uma vantagem de cerca de 30s, perante um grupo perseguidor com cerca de uma dúzia de unidades.

A chegada à última subida do dia viu a diferença começar a reduzir-se. Os dois homens na dianteira viram a diferença reduzir-se até cerca de 15s, mas a apatia surgiu na perseguição. Com a Groupama e a Decathlon a destabilizarem a perseguição, o espaço cresceu até aos 45s e mais elementos chegaram ao grupo. Perante a situação, a 14km do fim, Vauquelin atacou no grupo perseguidor, e colocou-se em posição intermédia.

A 10km do fim, Vauquelin tinha cerca de 20s de atraso para a dupla na dianteira. O grupo perseguidor rodava já a cerca de 35s. A diferença entre o duo e Vauquelin manteve-se, mas a perseguição ia perdendo força e terreno. Geniets e Baudin trabalharam muito bem até aos últimos 1200m, onde se começaram a marcar. O luxemburguês assumiu a dianteira sem receio, e abriu o sprint a 200m do fim para alcançar a sua primeira vitória profissional além dos Campeonatos do seu país! Vauquelin chegaria 10s depois e o grupo perseguidor a 1:14, com Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale Team) a ser quarto.

O pódio do GP La Marseillaise com Alexis Baudin, Kevin Geniets e Kevin Vauquelin
O pódio do GP La Marseillaise com Alexis Baudin, Kevin Geniets e Kevin Vauquelin

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock