Rosita Reijnhout surpreende pelotão e conquista Deakin University Road Race!

A jovem neerlandesa Rosita Reijnhout conquistou a Deakin University Road Race de forma brilhante! Aos 19 anos, a ciclista da Visma | Lease a Bike estreou-se a vencer no World Tour, e deu a primeira vitória à sua equipa em 2024, após 140.8km de corrida em Geelong! Rosita atacou a 4.5km do fim, e seguiu sozinha até à meta, sendo alcançada já em cima do risco pela polaca Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ), segunda, e pela dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – SUEZ), terceira, que com ela seguiam escapada.

Muita luta, mas pouco sucesso pela fuga

A Deakin University Road Race começou com um ritmo rápido e várias ciclistas da casa a tentarem a fuga. Foram Lucie Fityus (Ara | Skip Capital), Gina Ricardo (Team Bridgelane WE) e Stephanie Hibburt (Seleção nacional da Austrália) a conseguirem escapar com 7km percorridos e formar assim a primeira fuga. O pelotão deixou-as ganhar algum espaço, mas as movimentações não pararam. A uzbeque Nafosat Kozieva (Tashkent City Women Professional Cycling Team) tentou também escapar, mas não teve sucesso.

Ricardo e Fityus permaneceram sozinhas na frente durante alguns kms, mas o pelotão já rolava novamente compacto a 80km do fim. Com 42km por percorrer Stine Dale (Team Coop – Repsol) e Alli Anderson (Ara | Skip Capital) conseguiram destacar-se e formar nova fuga. As duas chegaram a ter 1:20 de vantagem, mas a primeira subida a Challambra Crescent mudou a figura da corrida. Dale e Anderson foram alcançadas mesmo à entrada da subida, com a Liv Jayco AlUla a partir o pelotão.

Com Ella Wyllie (Liv Jayco Alula) e Sarah Gigante (AG Insurance – Soudal Team) na frente, apenas 20 ciclistas passaram a subida. Brodie Chapman (Lidl – Trek) e Evita Muzic (FDJ – Suez) procuraram atacar já no plano, mas não conseguiram sair. O abrandar de ritmo permitiu que mais ciclistas reentrassem, e foi Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health) a tentar mexer. A francesa ganhou alguma vantagem, mas foi alcançada a 11km da chegada.

A subida final a Challambra Crescent

A AG Insurance – Soudal Team entrou na subida final a todo o gás, com Ally Wollaston ao comando. A Campeã Neozelandesa esticou todo o pelotão, antes do primeiro ataque de Sarah Gigante. A vencedora do Tour Down Under foi a primeira a tentar escapar, mas não teve sucesso. Gigante respirou, e voltou a tentar mexer pouco depois, mas Wyllie e Ludwig anteciparam e não a deixaram fugir. Wyllie passou para a frente e começou a ganhar alguns metros, até Ludwig ter lançado um forte ataque. A dinamarquesa dinamitou a corrida e não levou companhia, com as adversárias a tentarem organizar a perseguição.

Após a descida, formou-se um grupo com 13 perseguidoras. Ludwig tinha cerca de 10s de vantagem, mas começou a perder terreno na Melville Ave Climb, uma curta rampa de 500m a 8% de pendente média. Reijnhout e Wlodarczyk aproveitaram para fazer a ponte até Ludwig, e as três juntaram-se na frente a 5.5km do fim. Com a perseguição à vista, e alguma apatia na frente, Reijnhout não hesitou e atacou 1km depois para se isolar. Gigante procurava atacar também a perseguição e conseguia ganhar alguns metros.

O ataque decisivo de Reijnhout

A jovem neerlandesa embalou com o ataque e ganhou uma vantagem de cerca de 10s sobre Wlodarczyk e Ludwig. Gigante tinha a dupla intermédia à vista, mas o grupo maior estava também logo atrás, com Wyllie a perseguir. A vencedora do Tour Down Under chegou a estar a 20m da dupla, mas não as conseguiu alcançar. Reijnhout deu tudo até final, e celebrou a sua primeira vitória como profissional na Deakin University Road Race. Ludwig abriu o sprint a 300m na tentativa de a alcançar, mas não foi capaz, acabando por ser terceira, atrás de Wlodarczyk.

O grupo maior chegou 5s depois, alcançando Gigante pouco antes do risco, com Ruth Edwards (Human Powered Health) a vencer o sprint pelo quarto posto.

O pódio da Deakin University Road Race com Dominika Wlodarczyk, Rosita Reijnhout e Cecilie Uttrup Ludwig
O pódio da Deakin University Road Race com Dominika Wlodarczyk, Rosita Reijnhout e Cecilie Uttrup Ludwig

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock