Poderá Uttrup Ludwig desforrar-se com vitória na Deakin University Road Race?

Disputa-se na madrugada de sábado a Deakin University Road Race, a primeira clássica do ano no calendário World Tour Feminino. A 8ª edição da prova australiana tem um pelotão de luxo, que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela vitória. Em 2023, a vitória acabou por sorrir a Loes Adegeest (FDJ – Suez). A neerlandesa não está presente para defender o seu título, mas a equipa francesa traz novamente um bloco forte, liderado pela dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig, para voltar a vencer a clássica.

Perfil

A Deakin University Road Race apresenta um percurso de 141km na cidade de Geelong. A prova deve começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. No km 110, o ritmo deverá começar a aumentar devido à aproximação da primeira passagem na Challambra Crescent, com 1.1km a 8.5%. Poderemos ter algumas ciclistas a tentar mexer na primeira passagem com o objetivo de partir a corrida, mas só o ritmo elevado deverá fazer com que o pelotão perca algumas unidades.

Após a primeira passagem, as ciclistas entram numa zona plana e passam na meta ao km 124, para dar uma volta ao circuito final. No km 131, o pelotão entra na última passagem na Challambra Crescent. A prova poderá ser decidida aqui com as principais favoritas a estarem no centro das atenções. Sarah Gigante é uma das ciclistas que vai tentar usar a sua cartada nesta subida para tentar vencer a corrida. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Perfil da Deakin University Road Race
Perfil da Deakin University Road Race

Favoritas

Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) parte como principal favorita para a Deakin University Road Race. Ludwig começou a temporada em bom nível, com a vitória na etapa 2 no Tour Down Under. A dinamarquesa dá-se bem nestas pequenas subidas bastante explosivas, e tem capacidade para seguir as várias movimentações. Ludwig também tem mostrado uma forte ponta final, e poderá vencer a corrida ao sprint num grupo reduzido.

Sarah Gigante (AG Insurance – Soudal Team) e Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) são as maiores adversárias de Ludwig. Gigante parece estar finalmente a confirmar o seu potencial. A australiana tem mostrado uma grande capacidade para mexer na corrida e terá de o fazer na última subida do dia para tentar vencer a corrida. Já Bertizzolo afirmou que a clássica era ao seu estilo. A italiana já mostrou dar-se muito bem neste tipo de subidas e pode muito bem vencer a corrida ao sprint num grupo reduzido.

Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco – AlUla) começou a temporada da melhor forma com a vitória nos Campeonatos Nacionais. A australiana também é especialista neste tipo de corridas e pode muito bem estar na luta pela vitória. Francesa Barale (Team DSM – Firmenich) continua a mostrar o seu potencial. A italiana mostrou dar-se muito bem nestas corridas e pode surpreender com a sua ponta final ao conseguir estar na luta pela vitória.

Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) é outra arma da UAE para lutar pela corrida. A polaca é bastante completa e tanto pode mexer para vencer a corrida sozinha, como pode vencer ao sprint. Amanda Spratt (Lidl – Trek) e Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) são duas ciclistas que têm de mexer na última subida para tentar vencer a corrida e de certeza que o irão tentar fazer.

Alexandra Manly (Team Jayco – AlUla) dá-se bem neste tipo de percursos. A australiana parece estar longe da sua melhor forma, mas mesmo assim não deve ser descartada da luta pela corrida. Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Team) também já mostrou ter capacidade para aguentar o ritmo do pelotão neste tipo de corridas. Se a neozelandesa estiver presente no grupo que disputará a corrida ao sprint, é bem capaz de ser a mais forte.

Nienke Vinke (Team DSM – Firmenich), Brodie Chapman (Lidl – Trek) Ruth Edwards (Human Powered Health), Grace Brown (FDJ – Suez), Victorie Guilman (St. Michel – Mavic – Auber 93) e Maud Oudeman (Team Visma | Lease a Bike) que podem terminar nas 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Cecilie Uttrup Ludwig
⭐⭐⭐⭐ Sarah Gigante e Sofia Bertizzolo
⭐⭐⭐ Ruby Roseman-Gannon, Francesa Barale e Dominika Wlodarczyk
⭐⭐ Amanda Spratt, Neve Bradbury, Alexandra Manly e Ally Wollaston
⭐ Nienke Vinke, Brodie Chapman, Ruth Edwards, Grace Brown, Victorie Guilman e Maud Oudeman

Nota: A Lidl – Trek anunciou que Amanda Spratt não vai partir por dores abdominais após o lançamento da previsão.

Portuguesas em Prova

Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a Deakin University Road Race em direto a partir das 3h30 no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php

Foto de Capa: FDJ-Suez

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock