Fem van Empel vence em Benidorm! Ceylin Alvarado conquista Taça do Mundo de Ciclocrosse!

A neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) conquistou a sua décima quinta vitória da temporada na terceira ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Benidorm, Espanha. Van Empel bateu a sua compatriota Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) após um grande duelo entre as duas. A neerlandesa Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) completou o pódio, a 16s, e conquistou a Taça do Mundo de Ciclocrosse.

Arranque com as favoritas ao ataque

A 13ª corrida da Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um forte arranque da Campeã Mundial! Fem van Empel rapidamente assumiu o comando, e esticou todo o pelotão, com Puck Pieterse e Ceylin Alvarado a procurarem agarrar-lhe a roda. Com a corrida já a partir-se, Pieterse passou para a frente após a segunda escadaria, e lançou um grande ataque num longo falso plano. Van Empel foi a única que a conseguiu seguir, enquanto a líder da Taça do Mundo cedeu cerca de 20m. As três ciclistas destacaram-se das restantes, e passaram pela meta com 5s entre si. Sara Casasola (FAS Airport Services – Guerciotti) comandava a perseguição, já a 20s.

Pieterse entrou na segunda volta com um grande ritmo. A neerlandesa começou a destacar-se ligeiramente de van Emepl e de Alvarado, mas todas estavam ainda a verem-se constantemente. No longo falso plano, as três voltaram a ficar todas juntas na frente. Van Empel voltou a passar para a dianteira do grupo, na tentativa de não ser surpreendida. Pieterse tentou forçar o ritmo na passahem pelas tábuas, mas sem sucesso. Casasola e Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) recuperavam ligeiramente e estavam agora a 18s.

Problemas para a líder da Taça do Mundo

Na terceira volta, Alvarado sofreu um problema pouco antes da segunda escadaria e acabou por perder algum espaço. Ninguém conseguiu perceber muito bem o momento, mas a líder da Taça do Mundo acabou por perder mais de 10s. Alvarado aumentou o ritmo para fechar o espaço e entrou na volta 4 já com 9s de diferença. A perseguição, agora também com Kata Blanka Vas (Team SD Worx), estava a 25s.

A quarta volta foi bastante emocionante, com Alvarado a entrar com tudo e a aproximar-se bastante das duas líderes. Quando estava quase a encostar, Fem van Empel atacou na entrada do setor de areia, e o espaço voltou a aumentar. Puck Pieterse passou por algumas dificuldades, até porque a Campeã Mundial atacaria novamente no falso plano, mas conseguiu aguentar-se. Alvarado soube aguentar-se e ainda recuperou algum tempo, para passar na meta a apenas 5s de desvantagem. Vas, Brand e Casasola estavam mais próximas, agora a 20s.

Alvarado de novo na contenda

Alvarado conseguiu finalmente fechar o espaço e voltar à frente no início da volta 5. A líder da Taça do Mundo pôde finalmente respirar, mas a chegada à segunda escadaria seria novamente dramática. Alvarado voltava a perder espaço, e na frente era Pieterse a atacar o falso plano e a aumentar a diferença. Na meta, Alvarado estava a 10s, e parecia difícil voltar a chegar à frente, enquanto a perseguição estava já a mais de 30s.

Na sexta volta, as duas da frente correram de forma mais conservativa, dada a elevada marcação que estavam a fazer. Alvarado voltou a acreditar que era possível fechar o espaço, e aos poucos assim o fez, encostando nas duas compatriotas já no final da volta. Na zona da box, Aniek van Alphen (Cyclocross Reds) abandonava após queda, e estava visivelmente emocionada. As três da frente entravam juntas na volta final, mas era Alvarado a passar pela primeira vez para a frente e atacar a corrida. Vas, Casasola e Brand voltacam a recuperar e estavam a 15s.

Uma volta final de espetáculo

Alvarado procurava aumentar o ritmo no início da sétima e volta final. A resposta surgiu pela Campeã Mundial, Fem van Empel, que voltou a assumir o controlo da corrida. Van Empel e Pieterse estavam numa marcação constante, e assim entraram no falso plano, até que Pieterse atacou de forma brutal! Van Empel respondeu e contra-atacou de imediato, mas Alvarado estava nos limites e cedia terreno. Pieterse fez quase toda a segunda parte da volta na frente, mas van Empel tomou o comando na última curva mais apertada, e sprint para vencer perante a sua grande rival!

Ceylin Alvarado foi terceira, a 16s, e confirmou a vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse! A sua rival mais próxima, Lucinda Brand, conseguiu ainda ser quarta, a 27s, enquanto Blanka Vas esteve a um grande nível e foi quinta, a 33s.

O pódio da Taça do Mundo de Ciclocrosse de Benidorm com Puck Pieterse, Fem van Empel e Ceylin Alvarado (Foto: Cor Cos)
O pódio da Taça do Mundo de Ciclocrosse de Benidorm com Puck Pieterse, Fem van Empel e Ceylin Alvarado (Foto: Cor Cos)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SportPic_Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock