Milan Vader vence o Gree – Tour of Guangxi! Olav Kooij vence a etapa final e completa dia perfeito para a Jumbo!
O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a última etapa do Gree – Tour of Guangxi, uma ligação de 168km com partida e chegada em Guilin, batendo ao sprint o colombiano Sebastian Molano (UAE Team Emirates) e o britânico Ethan Hayter (Ineos Grenadiers).
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque com Dries De Bondt (Alpecin-Deceuninck), Jens Keukeleire (EF Education-EasyPost), Oscar Onley (Team DSM-Firmenich) e Jens Reynders (Israel-Premier Tech) a formarem a fuga do dia. A 143km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, De Bondt foi buscar a pontuação máxima. Os quatro da frente tinham uma vantagem de 2:20 de vantagem sobre o pelotão.
A 106km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, De Bondt foi novamente buscar a pontuação máxima. 1km depois, Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty) atacou e o belga conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. A 68km do fim, o grupo da frente tinha apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão. 16km depois, De Bondt foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A 44km do fim, Keukeleire, De Bondt e Onley foram alcançados pelo pelotão. Poucos metros depois, Reynders e Herrogodts também foram alcançados pelo pelotão.
A 41km do fim, na segunda contagem do dia, Juri Hollmann (Movistar Team) foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 20km da meta, no último sprint intermédio do dia, Ethan Hayter foi o mais forte e foi buscar 3s de bonificação. 4km depois, Julius Johansen (Intermarché-Circus-Wanty) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 10km da meta, o dinamarquês foi alcançado pelo pelotão.
Antes da última curva, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) comandava o pelotão e tentava deixar Molano bem colocado. Após a última curva, Ethan Hayter passou para o comando do grupo com Viviani na roda. O italiano acabou por deixar a roda do britânico, pois Hayter precisava das bonificações para subir ao pódio da geral e acabou por ganhar um pequeno espaço. Molano acabou por se aperceber disso e quando teve espaço lançou o seu sprint. O colombiano conseguiu passar Hayter e a vitória parecia que ia ser para ele, mas vindo de trás, aproveitando o cone de ar do ciclista da Ineos, Kooij passou Molano para conquistar a sua 13ª vitória da temporada e para dar a si próprio um presente de aniversário. Hayter foi 3º e conseguiu ir buscar as bonificações necessárias para subir ao pódio da geral.
Depois de mais um fantástico trabalho que fez em prol de Molano, Ivo Oliveira foi 55º na etapa com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, o português foi 62º a 7:37.
Milan Vader (Jumbo – Visma) é o grande vencedor da 4ª edição do Gree – Tour of Guangxi, batendo Rémy Rochas (Cofidis) por 6s e Ethan Hayter por 11s. Hayter foi o melhor jovem, Dries De Bondt venceu a classificação por pontos e Frederik Wandahl (Bora-Hansgrohe) venceu a classificação da montanha. A Cofidis foi a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Jumbo – Visma