Rui Costa despede-se da Intermarché-Circus-Wanty com uma grande vitória na Japan Cup!
O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) venceu a Japan Cup, uma clássica de 130km com partida e chegada em Utsunomiya, batendo ao sprint o alemão Felix Engelhardt (Team Jayco-Alula) e o francês Guillaume Martin (Cofidis).
Na Japan Cup, os ciclistas iriam dar 13 voltas a um circuito de 10km. A corrida começou com um ritmo elevado. Na segunda volta, Axel Zingle (Cofidis), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Pascal Eenkhoorn e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. Na terceira volta, Alaphilippe atacou e isolou-se na frente da corrida. Zingle, Eenkhoorn e Van Gils foram alcançados por um pelotão bastante partido. O português Rui Costa estava muito bem colocado.
Alaphilippe ainda resistiu ao forte ritmo do pelotão, que se partiu ainda mais, durante algumas voltas mas acabou por ser alcançado na sétima volta. No final da sétima volta, ataques aconteceram e Zingle, Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty), James Knox (Soudal Quick-Step), Lucas Hamilton (Team Jayco-Alula) e Eenkhoorn conseguiram uma vantagem de 15s sobre o pelotão. Na oitava volta, os cinco acabaram por ser alcançados.

Na décima primeira volta, Alaphilippe atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. Na subida do circuito, de 2.1km a 6%, Van Gils atacou e passou direto pelo francês. Ainda nesta volta, Van Gils acabou por ser alcançado pelo pelotão. No final da 11ª volta, a cerca de 22km do fim, Rui Costa atacou e isolou-se na frente da corrida. Um grupo composto por Julien Bernard (Lidl-Trek), Martin e Engelhardt formou-se na perseguição ao português.
Na penúltima volta, na subida do circuito, Martin e Engelhardt conseguiram largar Bernard e alcançaram Rui Costa antes do início da volta final. Os três foram aumentando a vantagem que tinha sobre os perseguidores e a vitória era garantidamente para um dos três.
A 1km da meta, Martin tentou surpreender com um ataque de longe, mas não teve sucesso. A cerca de 400 metros da meta, Martin tentou surpreender novamente, mas o francês não conseguiu passar para a liderança pois Engelhardt respondeu lançando o sprint final. Rui Costa não se quis expor e colocou-se na roda de Martin. A cerca de 125 metros da meta, Rui Costa saiu da roda de Martin e conseguiu passar o francês e Engelhardt para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada e para se despedir em grande da Intermarché-Circus-Wanty.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Japan Cup