António Morgado foi 4º na Il Lombardia Under 23 ganha por William Lecerf! Gonçalo Tavares foi 23º!

O belga William Lecerf [Soudal Quick-Step Devo Team] venceu a Il Lombardia Under 23, uma clássica de 170.6km com partida e chegada em Oggiono, batendo ao sprint o irlandês Archie Ryan [Jumbo – Visma DT]. O belga Ramses Debruyne [Lotto Dstny DT] foi terceiro a 49s. O português António Morgado [Hagens Berman Axeon] esteve perto de alcançar o belga, nos últimos kms, mas não conseguiu e acabou por ser 4º a 51s.

William Lecerf é o 3º belga a vencer a Il Lombardia Under 23 [Foto: Rodella200]

A Il Lombardia Under 23 começou com diversas tentativas de ataque com Yanis Markwalder [V.C.Mendrisio], Kasper Andersen e António Morgado [Hagens Berman Axeon], Ben Askey e Thibaud Gruel [Groupama-FDJ Conti], Pepijn Reinderink [Soudal Quick-Step Devo Team], Menno Huising [Jumbo – Visma DT], Will Smith e Paul Magnier [Trinity Racing], Federico Iacomoni [Sias Rime], Noah Detalle [Bingoal WB Devo Team], Nadav Raisberg [Israel-Premier Tech Academy] e Jorre Debaele [Basso Team Flanders] a formarem a fuga do dia.

Na segunda metade da corrida a corrida acabou por partir e a 53km do fim, Morgado, Smith, Magnier, Raisberg, Huising e Gruel tinham 15s de vantagem sobre um pequeno grupo perseguidor. Os nomes com mais destaque desse grupo eram Tijmen Graat e Ryan [Jumbo – Visma], Francesco Galimberti [Biesse-Carrera], Lukas Nerurkar [Trinity Racing], Debruyne e Lecerf. 1.5km depois, os seis da frente acabaram por ser alcançados pelo grupo perseguidor e Huising acabou por aumentar o ritmo em prol de Ryan. Poucos kms, depois, o irlandês acabou por atacar e foi seguido por alguns ciclistas, mas o grupo que saiu foi rapidamente alcançado.

A 40km do fim, ataques começaram a acontecer na frente da corrida, mas nenhum deles conseguiu ter sucesso. 9km depois, Graat, Huising, Magnier, Debruyne e Galimberti atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. Poucos km depois, Ryan fez a ponte para a frente da corrida que tinha cerca de 7s para o grupo perseguidor onde estava António Morgado. O campeão nacional de estrada de sub23, Gonçalo Tavares [Hagens Berman Axeon] estava no pelotão que estava a mais de 1:00 da frente da corrida.

O campeão nacional Gonçalo Tavares no pelotão [Foto: Sara Cattivelli]

A 24km da meta, Lecerf atacou e isolou-se na frente da corrida. Galimberti tentou seguir o irlandês, mas não teve sucesso. No grupo perseguidor, Lecerf acelerou e Nerurkar foi o único que o seguiu. Debruyne e Graat tentavam a ritmo chegar a Lecerf. António Morgado estava a ritmo e o português acabou por conseguir chegar a Debruyne e Graat. A 21km da meta, Lecerf acelerou, largou Nerurkar, passou direto por Galimberti e tentava fazer a ponte para Ryan. Nerurkar acabou por pagar ao querer ir ao choque e deixou de ter capacidade para seguir Graat, António Morgado e Debruyne que alcançaram Galimberti.

A 19.6km da meta, Lecerf juntou-se a Ryan na frente da corrida. 9.6km depois, os dois da frente tinham 40s de vantagem sobre António Morgado, Debruyne, Graat e Galimberti. A cerca de 6km para a meta, Debruyne acelerou no grupo perseguidor e Graat foi o único que o conseguiu seguir. António Morgado foi o primeiro a perder o contacto, mas o português impôs muito bem o seu ritmo e acabou por passar por Galimberti, tentando se manter na disputa pelo pódio. Os dois da frente acabaram por aumentar a vantagem e a vitória era garantidamente para um dos dois.

A cerca de 2km para a meta, na descida da última subida do dia, Debruyne largou Graat e tentava garantir o pódio. António Morgado estava a fazer um grande recuperação e o português estava perto de alcançar Graat. Poucos metros depois, o português acabou por alcançar o neerlandês e os dois tentavam chegar a Debruyne.

No km final, os dois da frente começaram a marcar-se. William Lecerf foi quem lançou o sprint final com Archie Ryan na sua roda. O belga acabou por bater o irlandês num sprint polémico para conquistar assim a Il Lombardia Under 23. Ramses DeBruyne acabou por conseguir aguentar o forte ritmo do português António Morgado para ser 3º a 49s.

António Morgado a cruzar a linha de meta [Foto: Sara Cattivelli]

António Morgado deu tudo no último km, largou Graat e tentou alcançar DeBruyne, mas acabou por não conseguir. Ainda assim mostrou mais uma vez a sua grande qualidade ao conseguir um grandíssimo quarto lugar. Gonçalo Tavares também esteve bem e o Campeão Nacional de estrada de Sub23 chegou no pelotão e 23º a 2:14.

Pódio Final com Archie Ryan – William Lecerf – Ramses DeBruyne [Foto: Sara Cattivelli]

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sara Cattivelli

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock