Elia Viviani conquista a sua primeira vitória da temporada na etapa 1 da CRO Race! Iúri Leitão foi 16º!
O italiano Elia Viviani (Ineos Grenadiers) venceu a primeira etapa da CRO Race, uma ligação de 182km entre Primosten e Sinj, batendo ao sprint o dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich) e o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team).
A primeira etapa começou com algumas tentativas de ataque com Mateusz Grabis (Voster ATS Team), Michal Schuran (ATT Investments), Raul Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma), Simone Bevilacqua (Eolo-Kometa Cycling Team) e Edward Ravasi (Hrinkow Advarics) a formarem a fuga do dia. Os cinco da frente não conseguiram uma vantagem superior a 4:00 pois as equipas dos sprinters controlavam o pelotão para que estes pudessem disputar a etapa.
A 40km do fim, a vantagem do grupo da frente era de cerca de 1:30. As três contagens do dia já tinham sido passadas e foi nesses momentos que o pelotão aumentou o ritmo para tirar a maior parte da vantagem da fuga. Ravasi e Grabis já tinham perdido o contacto com o grupo da frente. A 20km do fim, Garcia Pierna, Shuran e Bevilacqua acabaram por ser alcançados pelo pelotão.
Nos últimos 10kms, a Ineos Grenadiers comandava o pelotão. A estrada era estreita e um pouco perigosa e com o ritmo elevado a probabilidade de uma queda acontecer era alta. A 6km da meta, a queda acabou por acontecer e o principal favorito a vencer a classificação geral, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) acabou por ficar envolvido.
A 1km da meta, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) comandava o pelotão, o português era o lançador de Orluis Aular na etapa de hoje, mas o venezuelano acabou por perder a sua roda. Nos metros finais, Connor Swift (Ineos Grenadiers) comandava o grupo e começou a lançar o sprint de Viviani. O italiano lançou o sprint final com Lund Andresen na sua roda. O dinamarquês ainda tentou, mas acabou por não conseguir ultrapassar Viviani que conquistou assim a sua primeira vitória em quase 1 ano. Kristoff completou o pódio.
Matej Mohoric acabou por ser o derrotado do dia. O esloveno ainda teve a ajuda de Fran Miholsjevic (Bahrain Victorious) durante uns kms, mas as perdas acabaram por acontecer e Mohoric perdeu 48s na etapa de hoje.
Iúri Leitão fez uma bom trabalho em prol de Aular e o português ainda conseguiu terminar na 16ª posição.
Elia Viviani é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Tobias Lund Andresen é o melhor jovem e Michal Schuran é o primeiro líder da classificação da montanha.
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Sprint Cycling Agency