Imparável Jasper Philipsen conquista Paris-Chauny e soma a vitória 14 em 2023!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu ao sprint a Paris – Chauny, clássica com 206.3km entre Margny-les-Compiegne e Chauny, batendo o francês Jason Tesson (TotalEnergies) num emocionante final, em que o ciclista da casa parecia ter o triunfo no bolso! O francês Paul Penhoet (Groupama – FDJ) foi terceiro e completou assim o pódio.
Numa das últimas clássicas por terras francesas neste final de temporada, o palco era para os homens mais rápidos do pelotão, apesar de algumas dificuldades pelo caminho. A fuga do dia formou-se nos kms iniciais com Lindsay De Vylder (Flanders – Baloise), Kenny Molly (Bingoal WB), Paul Wright (Bolton Equities Black Spoke), Lucas Beneteau (St. Michel – Mavic – Auber 93) e Mads Østergaard Kristensen (Leopard Togt Pro Cycling), mas a 43km do fim todos eles já tinham sido alcançados!
Algumas tentativas surgiram nas zonas mais acidentadas, mas ninguém conseguiu escapar do pelotão, onde as equipas com maiores intenções para o sprint tratavam de controlar. A Intermarche – Circus – Wanty e a Alpecin – Deceuninck foram as equipas que mais procuraram levar a disputa para o sprint, mas não impediram Quentin Pacher (Groupama – FDJ) de sonhar! O francês isolou-se dentro dos últimos 15km e já só foi alcançado com menos de 4km pela frente!
A AG2R Citroen Team acabou por ser a formação que surgiu mais evidência nos últimos 3km, onde os comboios para o sprint se começavam a preparar. A Alpecin, por outro lado, aproveitou a boleia e só voltou a mostrar-se já dentro do km final, com Ramon Sinkeldam a surgir com força na frente do pelotão! Jasper Philipsen ainda lhe perdeu a roda por alguns momentos e esteve perto de ficar fechado, mas conseguiu desenvencilhar-se para abrir espaço e voar para a sua vitória numero 14 de 2023, superando Jason Tesson já nos últimos 50m! Paul Penhoet ainda tentou intrometer-se entre os dois, mas acabou na terceira posição.
A ABTF Betão – Feirense marcou presença na corrida, com Ivo Pinheiro a ser o melhor colocado, em 64º a 1:01! António Carvalho foi 91º a 1:52 e Fábio Oliveira 113º a 12:30. Afonso Eulálio, Tiano da Silva, Francisco Moreira e Francisco Pereira não terminaram a corrida.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Paris – Chauny