Hat-Trick para Evenepoel na etapa 18 da La Vuelta! Jumbo mostra que quer Kuss de Vermelho em Madrid!
O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu a décima oitava etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 178.9km entre Pola de Allande e La Cruz de Linares, após se isolar na frente da corrida a 30km para a meta. O italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious) foi segundo a 4:44 e o dinamarquês Andreas Kron (Lotto Dstny) terceiro a 5:10.
A 18ª etapa começou com diversas tentativas de ataque com Remco Evenepoel, Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Damiano Caruso, Julien Bernard (Lidl-Trek), Lewis Askey e Lorenzo Germani (Groupama-FDJ), Max Poole (Team DSM-Firmenich), Nico Denz (Bora-Hansgrohe), Jarred Drizners e Andreas Kron (Lotto Dstny), Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost), Imanol Erviti (Movistar Team), Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic) e Paul Ourselin (TotalEnergies) a formarem a fuga do dia. A 130km do fim, na primeira contagem do dia, Evenepoel foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha quase 8 minutos de vantagem sobre o pelotão.
A 98km do fim, Hofstetter perdeu o contacto com o grupo da frente. 4km depois, Germani também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 90km do fim, na segunda contagem do dia, Evenepeol foi o primeiro a passar no alto. A vantagem da fuga sobre o pelotão aumentou para 11:00. 6km depois, Germani reentrou no grupo da frente.
A 58km do fim, Evenepoel aumentou o ritmo na terceira contagem do dia e só Caruso, Poole, Kron, Bernal e Ourselin o conseguiram seguir. O belga acabou por ir buscar a pontuação máxima desta contagem. A 47km do fim, Bernard e Piccolo reentraram no grupo da frente. A 33km do fim, Kron atacou e foi seguido por Evenepoel, Poole e Caruso. Logo a seguir, Evenepoel aumentou o ritmo e Kron acabou por ceder.
A 30km do fim, Evenepoel acelerou, Caruso cedeu de imediato e Poole ainda seguiu o belga durante poucos metros, mas acabou por ceder também. 5km depois, Evenepoel foi buscar a pontuação máxima na quarta contagem do dia. No pelotão, a Bahrain Victorious aumentou o ritmo. João Almeida (UAE Tem Emirates) estava bem colocado. O ritmo da Bahrain acabou por reduzir imenso o pelotão que tinha cerca de 20 ciclistas.
A 13km da meta, Caruso alcançou Poole. 5km depois, Denz e Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) atacaram para que o russo ganhasse segundos na subida final e os dois foram seguidos por Pelayo Sanchez (Burgos-BH). Na subida final, a Bahrain impunha um ritmo elevado no pelotão e a cerca de 5km da meta, João Almeida cedeu e impôs o seu ritmo. A cerca de 4km da meta, Vlasov e Sanchez foram alcançados. Poucos kms depois, Mikel Landa (Bahrain Victorious) acabou por atacar e foi seguido por Juan Ayuso (UAE Team Emirates), Enric Mas (Movistar Team) e Sepp Kuss, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma).
Evenepoel continuou com o seu ritmo e o belga conquistou assim a sua terceira etapa nesta La Vuelta a España. Caruso largou Poole, na subida final, para ser 2º a 4:44. Kron ainda conseguiu passar Poole para ser 3º a 5:10. No grupo dos favoritos, Vingegaard impunha um ritmo alto com Roglic e Kuss na roda e a Jumbo mostrava que queria que Kuss ganhasse a Vuelta. Landa e Ayuso atacaram algumas vezes, mas os dois acabaram por ser alcançados. Nos metros finais, Mas atacou e só Ayuso, Kuss e Roglic o conseguiram seguir e cruzaram a linha de meta a 9:29. Landa cruzou a linha de meta a 9:32 e Vingegaard a 9:38.
João Almeida fez uma boa subida final a ritmo, foi 17º a 10:23, conseguiu alcançar Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe) e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e ainda passou Vlasov. Na geral, o português é 9º a 10:20. Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foram 69º e 70º, a 28:46. André Carvalho (Cofidis) foi 124º a 33:00 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 147º a 35:45.
Sepp Kuss segue líder da classificação geral e tem 17s sobre Vingegaard e 1:08 sobre Roglic. Juan Ayuso manteve a liderança da juventude e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos. Remco Evenepoel garantiu a classificação da montanha e só precisa de terminar a Vuelta.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images