Lotte Kopecky vence contrarrelógio da etapa 2 e é a nova líder do Simac Ladies Tour!
A belga Lotte Kopecky (Team SD Worx) venceu o contrarrelógio da etapa 2 do Simac Ladies Tour, um esforço individual de apenas 7km em Leuven, na Bélgica, batendo a Campeã Neerlandesa, Riejanne Markus (Jumbo – Visma) por apenas 2s para se tornar a nova líder da corrida! No terceiro posto, e de forma surpreendente, terminou Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) a 11s, na corrida de estreia pela sua nova equipa!
Em dia de contrarrelógio no Simac Ladies Tour, a primeira corredora a sair para a estrada foi Femke de Vries (GT Krush Rebellease Pro Cycling), que terminou o percurso em 10:09. O primeiro tempo de referência surgiu por parte da australiana Georgie Howe (Team Jayco – AlUla), que terminou o percurso em 9:18, um tempo que a colocou na cadeira quente durante mais de 1h!
As grandes favoritas eram as últimas a sair, mas começou por ser Shirin van Anrooij (Lidl – Trek) a desiludir, com um registo curto de 9:30. Antes disso, Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) havia conseguido defender-se em 9:29. Já depois de Georgia Baker (Team Jayco – AlUla) ter batido o tempo da colega de equipa, com 9:15, foi Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) a colocar-se na primeira posição, com um tempo de 9:12.
Annemiek van Vleuten (Movistar) era a próxima candidata a sair, e foi mais uma que ficou aquém das expectativas, terminando com um modesto registo de 9:28. A britânica Pfeiffer Georgi (Team dsm-firmenich) era também uma das referências para o dia e acabou por fechar na 10ª posição, em 9:18. Logo de seguida chegava a surpreendente Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing), que batia toda a concorrência com o tempo de 9:10, um grande registo na estreia pela sua nova equipa!
Para a tentar bater chegou a sua compatriota Anna Henderson (Jumbo – Visma), uma das favoritas para o dia, mas o tempo ficou curto por 33 centésimas de segundo. A armada da Team SD Worx chegava logo a seguir, com Demi Vollering a ser a primeira na meta, colocando-se na quarta posição provisória em 9:14. Lotte Kopecky chegava de seguida, e com um registo canhão de 8:59 que viria a dar-lhe a vitória, ao ser a única ciclista a baixar dos 9min!
Riejanne Markus chegava logo de seguida, e era a única ciclista que podia desafiar o tempo de Kopecky. A líder da Jumbo – Visma lutou, mas não foi além da segunda posição final, a menos de 2s do registo da belga. Lorena Wiebes procurava acentuar o domínio da SD Worx e fez também um grande contrarrelógio, fechando em oitava, com 9:17. As duas últimas a partir eram Elisa Bálsamo (Lidl – Trek) e Charlotte Kool (Team dsm-firmenich), mas com modestos registos de 9:33 e 9:32, respetivamente, ficavam arredadas de lutar pelo triunfo.
A vitória no contrarrelógio coloca Lorena Wiebes na liderança da geral, com 2s sobre Riejanne Markus que é agora segunda. Kopecky lidera também por pontos, Lieke Nooijen (Parkhotel Valkenburg) na montanha e Zoe Backstedt é agora a melhor jovem. A Team SD Worx lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images