Fábio Costa vence em Esmoriz e abre a conta como profissional na etapa 6 do GP JN!
O português Fábio Costa (Glassdrive – Q8 – Anicolor) venceu a etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma ligação de 137.1km entre o Porto e Esmoriz, batendo ao sprint o colombiano Adrián Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO) e Aleksandr Grigoriev (Efapel Cycling) na fuga do dia, para se estrar a vencer no escalão de Elite após bater várias vezes na trave!
Numa etapa bastante plana antes dos três dias decisivos neste GP JN, a batalha pela fuga durou cerca de 20km, quando finalmente o pelotão abrandou para deixar sair um grupo composto por Pedro Silva e Fábio Costa (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Tiago Antunes e Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), António Ferreira, Afonso Silva e Adrián Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO). António Carvalho e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) e Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car).
O grupo disputou rapidamente o primeiro sprint intermédio em Sandim, com Bustamante a ser primeiro, ao km 22. A vantagem chegou aos 55s com 30km percorridos, mas foi já ao km 45 que o grupo perderia duas unidades, com Tiago Antunes e António Carvalho a descaírem para o pelotão. Os escapados chegavam à terceira categoria do Crasto, ao km 53, com 2:45 de vantagem, e novamente Bustamante era primeiro.
Ao km 74, quando a fuga rolava 3:10 à frente do pelotão, as equipas começaram a aumentar o ritmo. A iniciativa foi tomada pela equipa da Rádio Popular – Paredes – Boavista em prol do camisola amarela, Luís Fernandes. A vantagem foi diminuindo com o passar dos kms, mas na frente o grupo estava muito bem coordenado. Bustamante era o homem mais forte, e vencia novo sprint intermédio, agora em Ovargado, com 18km por percorrer.
O grupo na dianteira entrou com 55s nos últimos 5km, e permanecia a indecisão sobre o desfecho da etapa, mas com um grande trabalho de Pedro Silva, os homens escapados prevaleceram! Foi o camisola branca a lançar também o sprint, onde apesar de um grande arranque de Grigoriev e Bustamante, foi Fábio Costa a saber esperar pelo momento certo para arrancar e conquistar a sua primeira vitória entre os Elites. O pelotão chegou 19s depois, liderado por Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense).
A geral mantém-se inalterada, com Luís Fernandes a seguir na liderança, com 40s sobre Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) e 1:01 sobre Henrique Casimiro (Efapel Cycling). Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) mantém a liderança da classificação por pontos, César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) da montanha, Pedro Silva segue é o melhor jovem e Adrian Bustamante o novo líder dos sprints intermédios. A Glassdrive – Q8 – Anicolor lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins / Global Imagens