Nova reviravolta no GP JN! Jorge Galvez vence etapa 5 em fuga e Luís Fernandes é o novo líder!

As surpresas no Grande Prémio Jornal de Notícias não param e nos últimos dois dias tivemos duas reviravoltas na corrida! Desta vez, o espanhol Jorge Galvéz López (Zamora Enamora) venceu a etapa 5 com um ataque nos últimos 5km, ao qual o resto da fuga não reagiu a tempo, Os portugueses Luís Mendonça e Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foram segundo e terceiro ao sprint, 3s depois, com Luís Fernandes a terminar a 8s, em nono, e a subir à liderança da geral.

A quinta etapa do GP JN teve como partida e chegada a cidade de Gondomar e trouxe aos atletas 144.7km bastante ondulados, com muitos falsos planos e um terreno que se revelava duro apsar de não o parecer. Após ser penalizado com 1min no dia de ontem por meio fundo atrás de um carro, Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi o primeiro a tentar a fuga e com ele levou 26 corredores, numa iniciativa que foi rapidamente marcada pelas formações adversárias.

Foi preciso passar o km 25 para se formar a fuga que viria a ser a fuga do dia, num grupo bastante forte que fazia perigar a classificação geral com Joaquim Silva e Henrique Casimiro (Efapel Cycling), Hugo Nunes e Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Jesus Del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), António Ferreira e José Sousa (Kelly – Simoldes – UDO), Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense), Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Pedro Pinto (Fonte Nova – Felgueiras), Jorge Gálvez López e Luís Mendonça e Rafael Reis,

Com 7 das principais equipas portuguesas representadas, o pelotão levantou o pé e demasiado! Passados pouco mais de 70km o grupo tinha já 11min de vantagem. Em posição intermédia seguiam David Livramento (AP Hotels&Resorts – Tavira – SC Farense), Andres Lopez (High Level – GSport), André Rodrigues (Santa Maria da Feira – Segmento d’Época – Reol), a 2:30 da frente. Nas metas intermédias do dia, Rafael Reis venceu os sprints intermédios de Lomba, ao km 21.9, e de Mafamude, ao km 46.6, somando 6s de bonificação na luta pela geral. Na montanha, Hugo Nunes foi primeiro na terceira categoria de São Lourenço do Douro, ao km 61.1, defendo a camisola do seu colega de equipa, César Fonte.

O pelotão reagiu já bastante tarde à situação de corrida, e só a 50km do fim aumentou o ritmo novamente. Seria já tarde para evitar que a reviravolta acontecesse, mas as diferenças baixaram. Na frente, jogava-se a vitória, e foi António Ferreira a atacar a 5km do fim, tendo apenas resposta de Galvez Lopez. Na rampa final de Gondomar, o espanhol descarregou o português e seguiu para a vitória de etapa, a sua terceira este ano, e primeira em Portugal. O grupo perseguidor chegou completamente fragmentado, com Luís Mendonça e Rafael Reis a fecharem o pódio ao sprint, 3s depois. O pelotão cortaria a linha de meta a quase 7min do vencedor, garantindo assim muitas mudanças nas classificações!

Luís Fernandes é o novo líder do Grande Prémio Jornal de Notícias!

Com os resultados do dia, é Luís Fernandes o novo líder da geral, com 40s sobre Rafael Reis e 1:01 sobre Henrique Casimiro. Apesar de ter sido 17º a 6:56, e de ter caído para 12º na geral a 5:49, Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor) permanece o melhor jovem. Luís Mendonça é o novo líder por pontos e Rafael Reis dos sprints intermédios, enquanto César Fonte permanece na frente da montanha. A Glassdrive – Q8 – Anicolor permanece na liderança coletivamente.

A etapa 6 do GP Jornal de Notícias irá ligar o Parque Oriental, no Porto, à Avenida da Barrinha, em Esmoriz, num total de 137.1km com partida às 12h e chegada prevista para as 15h20.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock