Michaela Drummond estreia-se a vencer como profissional e é a nova líder do Tour Feminin l’Ardeche!
A neozelandesa Michaela Drummond (Farto-BTC Women’s Cycling Team) venceu a segunda etapa do Tour Feminin l’Ardeche, uma ligação de 92.7km com partida e chegada em Nimes, batendo ao sprint a espanhola Lucía Ruiz Perez (Eneicat-CM Team-Seguros Deportivos) e a canadiana Sarah Van Dam (DNA Pro Cycling Team).
A segunda etapa do Tour Feminin l’Ardeche começou com uma rápida aproximação à primeira subida categorizada do dia, logo ao km 7. No topo da contagem, Maelle Grossetête (FDJ-Suez) atacou e foi a primeira a passar no topo. O ataque da francesa provocou um corte no pelotão e um grupo de 33 corredoras ficou isolado na frente da corrida. A 58km do fim, o pelotão alcançou o grupo da frente. Poucos kms depois, Natalie Quinn (USA National Team) e Kaitlyn Rauwerda (DNA Pro Cycling Team) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida.
A 45km do fim, na última contagem do dia, Quinn foi a primeira a passar no topo. Cerca de 5kms depois, as duas da frente foram alcançadas. O pelotão rolou sem grandes ataques a partir de então, registando-se as passagens nos dois últimos sprints intermédios. A 37km do fim, Lara Gillespie (UAE Team ADQ) foi mais forte que Silvia Zanardi (BePink – Gold) e foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. A 8km da meta, no último sprint intermédio, foi Zanardi a primeira.
O pelotão encaminhou-se para um esperado sprint pela vitória, mas foi na última curva, a 300 metros da meta, que o cenário acabou por mudar, com uma queda a partir ligeiramente o pelotão. A vencedora da primeira etapa e camisola rosa, Daria Pikulik (Human Powered Health), ficou envolvida, mas acabou por cruzar a linha de meta na 78ª posição.
No sprint final, Michaela Drummond não deu hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional. Esta vitória de certeza irá motivar a neozelandesa, que está a mostrar nesta temporada uma grande evolução na estrada e também na pista. A jovem espanhol Lucía Ruiz Perez, que vai correr pela Movistar na próxima temporada, mostrou o seu talento e potencial ao conseguir ser segunda, com a jovem canadiana Sarah van Dam a mostrar também qualidade com mais um excelente resultado ao ser terceira.
Ana Caramelo (Matos Mobility-Optíria) foi 83ª a 9:34 e Diana Pedrosa (Matos Mobility-Optíria) foi 94ª a 9:35.
Com a vitória, Michaela Drummond é a nova líder da classificação geral e da classificação por pontos. Maelle Grossetête manteve a liderança da classificação da montanha e Lucía Ruiz Perez segue a melhor jovem. Silvia Zanardi é a nova líder da classificação dos sprints intermédios e Kaitlyn Rauwerda foi a combativa do dia. A BePink – Gold lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Oscar Scarsbrook