Ludwig vence etapa final do Tour of Scandinavia! Vleuten conquista geral por apenas 2s!
A dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) venceu a última etapa do Tour of Scandinavia, uma ligação de 144km entre Middelfart e Haderslev, após protagonizar um poderoso ataque a cerca de 800 metros da meta. A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx) foi a mais forte do pelotão ao sprint para ser segunda a 5s. A italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) completou o pódio da etapa.
A última etapa do Tour of Scandinavia começou com um ritmo alto. A 137km do fim, Sigrid Haugset (Team Coop – Hitec Products) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 14km depois, a norueguesa acabou por ser alcançada pelo pelotão. A 108km do fim, na primeira contagem do dia, Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) foi a primeira a passar no topo. 14km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Maggie Coles-Lyster (Israel-Premier Tech) foi a mais forte.
A 79km do fim, Anya Louw (AG Insurance-Soudal Quick-Step), Elena Hartmann (Israel-Premier Tech) e Mia Rutzou (Denmark National Team) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 5km depois, na segunda contagem do dia, Louw foi a primeira a passar no topo. A 66km do fim, no último sprint intermédio do dia, Hartmann foi buscar a pontuação máxima. 6km depois, Rutzou deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Hartmann e Louw, que tinham 1:50 de vantagem sobre o pelotão.
A 41km do fim, uma grande queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvida Elise Chabbey. A suíça voltou à bicicleta e demorou cerca de 10km a reentrar no pelotão. As duas da frente acabaram por aumentar a vantagem que tinham sobre o pelotão para quase 5:00. A 21km do fim, as duas da frente sofreram uma queda. Hartmann foi a que caiu pior, demorou a voltar à bicicleta e foi alcançada pelo pelotão. Louw voltou rapidamente à bicicleta e continuou isolada na frente da corrida.
A 15km da meta, Ludwig tentou sair do pelotão, mas Megan Jastrab (Team DSM-Firmenich) e Wiebes colocaram-se logo na sua roda. A 8km da meta, Louw foi alcançada pelo pelotão que era comandado pela Team SD Worx. 500 metros depois, Grace Brown (FDJ-Suez) tentou sair do pelotão, mas a australiana não teve sucesso.
A 1.1km da meta, na entrada da subida final, a Movistar comandava o grupo. 300 metros depois, Ludwig atacou e ninguém seguiu o ataque da dinamarquesa. Liane Lippert e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) passaram para a frente do pelotão e as duas tentavam manter a camisola amarela de Vleuten. Ludwig continuou com o seu forte ritmo e conquistou assim a tão desejada vitória, depois de ter vencido a etapa 2 da Noruega. Wiebes não deu hipótese no sprint do pelotão e foi assim segunda a 5s.
Annemiek Van Vleuten foi 15ª na etapa a 5s e a neerlandesa sagrou-se assim a grande vencedora do Tour of Scandinavia, batendo Cecilie Uttrup Ludwig por apenas 2s. Amber Kraak (Jumbo – Visma) completou o pódio da geral a 33s. Ludwig venceu a classificação por pontos e Elise Chabbey a classificação da montanha. Alena Ivanchenko (UAE Team ADQ) foi a melhor jovem e a Fenix-Deceuninck a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images