Tijl esta é para ti! Andreas Kron vence a etapa 2 da La Vuelta a España! Andrea Piccolo é o novo líder!
O dinamarquês Andreas Kron (Lotto Dstny) venceu a segunda etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 181.2km entre Mataró a Barcelona, após protagonizar um grande ataque a 3.7km da meta. O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi segundo. O italiano Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team) foi terceiro.
A segunda etapa começou com vários ataques, mas nenhum deles teve sucesso. A 175km do fim, Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula), Joel Nicolau (Caja-Rural Seguros RGA), Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost) e Javier Romo (Astana Qazaqstan Team) atacaram e formaram a fuga do dia. 1km depois, na primeira contagem do dia, Romo foi o mais forte. Jetse Bol (Burgos-BH) saiu do pelotão e tentava juntar-se ao quarteto da frente. A 163km do fim, Bol juntou-se ao grupo da frente. 10km depois, a vantagem do grupo da frente era cerca de 3:00 sobre o pelotão.
A 115km do fim, na segunda contagem do dia, Sobrero foi mais forte que Romo e foi o primeiro a passar no alto. A cerca de 100km para o fim, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) sofreu um furo, a equipa toda da Quick-Step esperou pelo belga que reentrou no pelotão 18km depois.
A 49km do fim, Callum Scotson (Team Jayco-Alula) e Pelayo Sanchez (Burgos-BH) sofreram uma queda feia a descer, mas os dois voltaram à bicicleta. 6km depois, Oscar Onley (Team DSM-Firmenich) abandonou a corrida por causa de uma queda que sofreu e o britânico pode ter partido a clavícula. A 34km do fim, nova queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Primoz Roglic (Jumbo – Visma) e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers). O pelotão baixou o ritmo para fazer com que os ciclistas envolvidos reentrassem no grupo.
A 32km do fim, Piccolo sofreu uma queda, mas o italiano rapidamente voltou à bicicleta. 2km depois, Bol e Nicolau, que já tinham perdido o contacto com o grupo da frente, foram alcançados pelo pelotão. A 29km do fim, Piccolo reentrou no grupo da frente. 5km depois, Sobrero perdeu o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, mais uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) Michael Storer (Groupama-FDJ) e Lorenzo Milesi (Team DSM-Firmenich).A 18km da meta, no único sprint intermédio do dia, Piccolo foi buscar a pontuação máxima.
A 9km da meta, os tempos para a classificação foram registados porque a estrada estava muito perigosa e a organização queria assegurar o bem-estar dos ciclistas. Andrea Piccolo e Javier Romo tinham 19s sobre o pelotão nesta altura da etapa e como o italiano estava melhor na geral, acabou por subir assim à liderança da prova. João Almeida (UAE Team Emirates), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) e Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (UAE Team Emirates) estavam no pelotão. André Carvalho (Cofidis) estava a 44s e Rui Oliveira a 1:01.
A etapa continuou e os dois da frente acabaram por ser alcançados a 8kms da meta. A 4.2km da meta, um ciclista da Trek tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 400 metros depois, foi a vez de um ciclista da Cofidis tentar sair do grupo, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Kron atacou e ninguém respondeu de imediato ao dinamarquês que conseguiu uma boa vantagem. Romain Grégoire (FDJ-Suez) acabou por atacar e foi seguido por Marijn Van den Berg (EF Education-EasyPost), Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich). Kron foi o primeiro a passar no topo do Montjuic e foi buscar 6s de bonificação. Grégoire 4s e Van den Berg 2s.
Andreas Kron continuou com o seu ritmo, os perseguidores não estavam a colaborar e o dinamarquês foi aumentando a sua vantagem para ver assim a etapa 2 da La Vuelta a España. Kron dedicou a etapa ao ex-ciclista da Lotto Tijl de Decker. Os quatro perseguidores acabaram por ser alcançados por um pequeno grupo onde estava Kaden Groves e Rui Costa. Groves acabou por ser o mais forte ao sprint para ser 2º. Vendrame completou o pódio da etapa.
Rui Costa foi o melhor português na etapa e foi 12º. Nelson Oliveira foi 48º e Rúben Guerreiro 50º. João Almeida chegou tranquilo e foi 90º. André Carvalho foi 138º e Rui Oliveira 167º.
Andrea Piccolo é o novo líder da classificação geral e da juventude. Andras Kron é o primeiro líder da classificação por pontos e Matteo Sobrero é o primeiro líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Sprint Cycling Agency