Pablo Lospitao vence etapa 4 da Volta a Portugal Júnior! Daniel Tenorio segura a liderança!
O espanhol Pablo Lospitao (ElectroMercantil – Gr100) venceu a etapa 4 da Volta a Portugal Júnior, batendo ao sprint, na jornada rainha da competição, o compatriota Daniel Tenorio (GSport+Vatios), José Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel – Tensai / Sambiental / Santa Marta) e Tiago Santos (Alcobaça CC / Crédito Agrícola, após 120km entre Almeida e Manteigas, com uma difícil subida já próxima do final!
Em dia de grandes decisões na Volta a Portugal Júnior, o pelotão entrou com alguma calma, antecipando o que estaria por acontecer, e cumpriu apenas 35km na primeira hora de corrida. Com a terceira categoria de Castelo Mendo ao km 24, Andrey André (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) aproveitou para passar na frente e colocar-se na disputa da classificação. Até ao primeiro sprint intermédio, ao km 70, o pelotão permaneceu compacto, e Tiago Santos aproveitou para vencer a meta e somar alguns segundos de bonificação.
Foi precisamente no Vale da Estrela, onde este ponto intermédio se localizava, que a corrida mudou de figura, com o pelotão a partir-se em dois e um grupo de 37 corredores acabou por escapar. Deste reduzido primeiro pelotão, Alejandro Lorente (Bonillo Team) e Damien Roux (Occitanie CF U19) conseguiram escapar e ganharam 30s de avanço para o primeiro pelotão, e 55s sobre o segundo. Na primeira passagem pela meta, a 16.5km do fim, o duo estava alcançado e Tiago Santos voltava a acelerar para ganhar segundos e adiantar-se.
Com o início da subida do Parque Florestal de Manteigas, Tiago Santos procurou isolar-se, mas recebeu depois a companhia de Pablo Lospitao, Daniel Tenorio, José Moreira e por Andrey André. Os cinco cruzaram o alto de Manteigas juntos, mas o ciclista da equipa de Roriz acabou por descolar já na fase final e deixou a disputa da etapa para os restantes quatro. O sprint lançou-se nos metros finais, e foi já na última curva para a curta reta da meta que Lospitao ganhou a vantagem suficiente para conquistar a etapa, à frente de Tenorio, Moreira e Santos, por esta ordem.
Com o segundo posto, Daniel Tenorio comanda agora a geral com 53s sobre Pablo Lopsitao e 2:57 sobre Finlay Hawker (ABTF Betão – Bairrada), terceiro, que é também o melhor jovem da corrida. Tenorio comanda também na montanha, Lospito por pontos, e a ABTF Betão – Bairrada lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC