Archie Ryan salva o seu Tour de l’Avenir com vitória na etapa 8! Del Toro ganha tempo a Riccitello!
O irlandês Archie Ryan (Ireland National Team) venceu a oitava etapa do Tour de l’Avenir, uma ligação de 69.6km entre Les Karellis e Val-Cenis Col du Mont Cenis, após conseguir isolar-se na frente da corrida a cerca de 9km para o fim. O mexicano Isaac Del Toro (Mexico National Team) foi segundo e o italiano Giulio Pellizzari (Italy National Team) terceiro, ambos a 7s.
A oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. O português António Morgado (Portugal National Team) foi um dos que tentou integrar a fuga do dia, mas o português não conseguiu. A cerca de 58km do fim, um corte aconteceu no pelotão e Del Toro e Ryan ficaram no grupo da frente. 4km depois, Santiago Umba (Colombia National Team) foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.
A cerca de 47km do fim, Matthew Riccitello (USA National Team) atacou e foi seguido por Mathys Rondel (France National Team) e German Gomez e Edgan Pinzon (Colombia National Team). Os quatro tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. 4km depois, o pelotão alcançou os quatro perseguidores e o grupo da frente. Logo a seguir, Joshua Golliker (Great Britain National Team), Robin Donzé (Switzerland National Team) e Mats Wenzel (Luxembourg National Team) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida.
A cerca de 35km do fim, Fernando Tercero (Spain National Team) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Golliker largou Wenzel e Donzé e isolou-se na frente da corrida. 5km depois, na segunda contagem do dia, Golliker foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o britânico acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 25km da meta, Golliker atacou mais uma vez e o britânico conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 7km depois, Golliker foi alcançado.
A cerca de 14km da meta, Jan Christen (Switzerland National Team) atacou, mas o suíço acabou por ser alcançado a 10km da meta. A cerca de 9km da meta, Ryan atacou e ficou isolado na frente da corrida. Cerca de 4km depois, o irlandês tinha 35s de vantagem sobre Pellizzari e Davide Piganzoli (Italy National Team), Riccitello, Rondel, William Lecerf (Belgium National Team), Johannes Kulset e Embret Svestad-Bardseng (Norway National Team), Pinzon e Diego Pescador (Colombia National Team) e Del Toro.
A cerca de 4km da meta, Pellizzari atacou e só Del Toro conseguiu seguir o italiano. Os dois tentaram fazer a ponte para Ryan, mas não conseguiram e o irlandês venceu assim a etapa 8 do Tour de l’Avenir. Del Toro foi mais forte que Pellizzari para ser segundo a 7s. Lecerf, Pescador, Kulset e Pinzon cruzaram a linha de meta a 23s. Piganzoli e Riccitello conseguiram minimizar as perdas para Del Toro e cruzaram a linha de meta a 25s. Rondel e Svestad-Bardseng também chegaram com o camisola amarela.
António Morgado foi o melhor português na etapa e foi 30º a 7:38. Lucas Lopes (Portugal National Team) foi 58º a 9:31 e Gonçalo Tavares (Portugal National Team) 87º a 15:32. José Bicho (Portugal National Team) foi 124º a 21:29. Alexandre Montez e Diogo Gonçalves (Portugal National Team) foram 125º e 126º, respetivamente, ambos a 21:32.
Matthew Riccitello segue líder da classificação geral e tem 54s sobre, o melhor jovem e o líder da classificação da montanha, Isaac Del Toro e 1:05 sobre Davide Piganzoli. Anders Foldager segue líder da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Anouk Flesch