Iúri Leitão é 2º na etapa final do Poitou-Charentes ganha por Marc Sarreau! Soren Waerenskjold vence a geral!
O francês Marc Sarreau (AG2R Citroen Team) venceu a última etapa do Poitou-Charentes, uma ligação de 170.4km entre Moncoutant e Poitiers, batendo ao sprint o português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e o francês Paul Penhoet (Groupama-FDJ).
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque com Javier Ibanez (Caja Rural-Seguros RGA), Martin Marcellusi (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Maciej Bodnar (TotalEnergies), Bart Lemmen e Gage Hecht (Human Powered Health) e Alessandro Iacchi (Team Corratec – Selle Italia) a formarem a fuga do dia. A 113km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Lemmen foi o mais forte. O grupo da frente tinha uma vantagem de 4:15 sobre o pelotão.
A 76km do fim, na primeira contagem do dia, Lemmen foi o primeiro a passar no alto. Joel Suter (Tudor Pro Cycling Team), que era terceiro na geral, acabou por sofrer uma queda e o suíço foi obrigado a abandonar a prova. 6km depois, na segunda contagem do dia, Hecht foi o primeiro a passar no topo. A 47km do fim, Ibanez foi o mais forte na terceira contagem do dia. Ewen Costiou (Team Arkéa-Samsic) e Valentin Ferron (TotalEnergies) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida.
A cerca de 34km da meta, Hecht, Lemmen e Ibanez ficaram isolados na frente da corrida. Na última contagem do dia, Hecht foi o primeiro a passar no alto. 9km depois, o trio da frente tinha 25s de vantagem sobre Costiou, Ferron e Iacchi e 1:00 sobre o pelotão. A cerca de 20km da meta, os três perseguidores foram alcançadas pelo pelotão.
A cerca de 7km da meta, Lemmen atacou e ficou isolado na frente da corrida. 1km depois, o neerlandês foi alcançado pelo pelotão. A 6km da meta, Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) teve de trocar de bicicletas e o norueguês conseguiu reentrar no pelotão. Bruno Armirail (Groupama-FDJ) tentou sair do pelotão, mas o francês teve sucesso.
A 3km da meta, Jérémy Cabot (TotalEnergies) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem, mas o francês foi alcançado a cerca de 2km para o fim. No início do último km, a Groupama-FDJ comandava o pelotão. Nos metros finais, foi o português Iúri Leitão que lançou o sprint e Sarreau conseguiu colocar-se na sua roda. Nos últimos metros, o francês conseguiu bater o português com o esticar da bicicleta para vencer assim pela primeira vez nesta temporada. Penhoet completou o pódio da etapa.
Na geral, Iúri Leitão acabou por terminar em 28º a 3:15 do vencedor.
Soren Waerenskjold conquistou pela primeira vez uma corrida por etapas no Poitou-Charentes e o norueguês bateu Bruno Armirail por 6s e Mirco Maestri (EOLO-Kometa Cycling Team) por 57s. Waerenskjold também foi o melhor jovem. Paul Penhoet venceu a classificação por pontos, Bart Lemmen venceu a classificação dos sprints intermédios e James Fouché (Bolton Equities Black Spoke) venceu a classificação da montanha. A Tudor Pro Cycling Team foi a melhor equipa.
Os metros finais
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images