Aniversariante Teunissen vence etapa 3 do Renewi Tour! Wellens com um furo foi 2º e é o novo líder!
O neerlandês Mike Teunissen (Intermarché-Circus-Wanty) venceu a terceira etapa do Renewi Tour, uma ligação de 171.5km entre Aalter e Geraardsbergen, após conseguir isolar-se na frente da corrida a 1.3km da meta. O belga Tim Wellens (Lotto Dstny) foi segundo e o francês Axel Zingle (Cofidis) terceiro.
A terceira etapa começou com um ritmo alto. A 161km do fim, Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich), Bastien Tronchon (AG2R Citroen Team), Blake Quick (Team Jayco-Alula), Giovanni Aleotti (Bora-Hansgrohe), Jonas Rickaert (Alpecin-Deceuninck) e Karl Lauk (Bingoal WB) saíram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. Os seis da frente acabaram por ser alcançados e por volta dos últimos 100kms, Arne Marit (Intermarché-Circus-Wanty), Olivier Le Gac (Groupama-FDJ), Jens Reynders (Israel-Premier Tech), Milan Fretin (Team Flanders – Baloise), Lukasz Wisniowski (EF Education-EasyPost) e Marc Brustenga (Lidl – Trek) atacaram e ficaram na frente da corrida.
A 57km do fim, Florian Sénéchal (Soudal Quick-Step), Johan Jacobs (Movistar Team), Stan Dewulf (AG2R Citroen Team), Nils Eekhoff (Team DSM-Firmenich), Lars Van den Berg (Groupama-FDJ), Brent Van Moer (Lotto Dstny), Nicolò Buratti (Bahrain Victorious) e Teunissen saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. 19km depois, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão.
A cerca de 33km da meta, Wellens acelerou e ninguém teve capacidade para seguir o belga que conseguiu uma ligeira vantagem sobre Arnaud De Lie e Florian Vermeersch (Lotto Dstny), Teunissen, Yves Lampaert (Soudal Quick-Step), Zingle, Marc Hirschi (UAE Team Emirates) e Fred Wright (Bahrain Victorious). A 30km da meta, o belga reparou que tinha um furo no pneu da frente e começou a perder terrenos para os perseguidores. 1km depois, Wright atacou e conseguiu fazer a ponte para Wellens. No km verde, Wellens foi buscar 8s de bonificação, Wright 5s, Florian Vermeersch 2s, Lampaert 1s, Hirschi 1s e Zingle 1s.
A 28km da meta, os dois da frente foram alcançados pelos perseguidores. 9km depois, Wellens estava com dificuldades em manter-se no grupo da frente por causa do furo, mas o belga conseguiu fazê-lo. A 10km da meta, a vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de cerca de 20s. A 5.6km da meta, Hirschi atacou e Zingle conseguiu segui-lo. Wright também conseguiu fazer a ponte para os dois e Wellens, mesmo com um furo, conseguiu seguir o britânico. De Lie acabou por ceder e perdeu o contacto com o grupo da frente.
A 3km da meta, devido a uma cooperação não muito boa, Teunissen, Lampaert e Vermeersch reentraram no grupo da frente. 600 metros depois, Teunissen tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. A 1.3km da meta, Teunissen atacou e ninguém respondeu ao ataque do neerlandês que conseguiu uma boa vantagem. A cerca de 700 metros da meta, Hirschi atacou e tentava fazer a ponte para a frente da corrida.
No início da rampa final, Zingle atacou e Wellens colocou-se na sua roda. Os dois tentavam passaram por Hirschi e tentavam chegar a Teunissen. O ciclista da Wanty acabou por conseguir aguentar o forte ritmo dos perseguidores e conseguiu assim regressar às vitórias no World Tour. Wellens largou Zingle, nos últimos metros, para ser segundo. Hirschi ainda conseguiu ser quarto. De Lie fez uma grande recuperação, o belga passou Wright, Vermeersch e Lampaert para ser 5º. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) também se mostrou forte na rampa final e conseguiu passar Lampaert para ser 8º.
Tim Wellens é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos. Arnaud De Lie é o novo melhor jovem e Ludovic Robeet (Bingoal WB) segue líder da classificação dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Renewi Tour