Daniel Tenorio vinga a fuga e vence a etapa 1 da Volta a Portugal Júnior!
O ciclista espanhol Daniel Tenorio (GSport+Vatios) venceu a etapa inaugural da Volta a Portugal Júnior, após ter marcado presença na fuga do dia, ao longo dos 111km entre a Covilhã e o Fundão! O britânico Finlay Hawker (ABTF Betão – Bairrada) terminou no segundo posto, a apenas 2s do vencedor, enquanto o espanhol Pablo Lospitao (ElectroMercantil – Gr100) fechou o pódio da etapa, a 50s.
A primeira jornada da Volta a Portugal Júnior começou com ataques logo de início, acabando por se formar muito cedo uma fuga de grande qualidade, composta por Daniel Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel – Tensai / Sambiental / Santa Marta), Bruno Lopes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), João Tomásio (Santa Maria da Feira / Segmento D’Época / Reol), Jannik Heller (UV Auch Gers Gascogne), Manuel Marques e Finlay Hawker (ABTF Betão – Bairrada), Daniel Tenorio e Pablo Lospitao. A fuga esteve sempre com uma vantagem aproximada a 1:45, com o pelotão a não querer deixar um grupo tão forte na frente.

Alguns corredores conseguiram eventualmente fazer ponte para a partir do km 60, mas neste grupo revelou-se alguma instabilidade com ataques, e foram Daniel Tenorio e Finlay Hawker a conseguirem destacar-se, ficando isolados na dianteira. Com alguma colaboração, estes corredores conseguiram criar uma vantagem superior a 2min para o grupo perseguidor e a 4min para o pelotão.
Nas metas intermédias do dia, Daniel Moreira foi o primeiro a vencer no sprint intermédio de Meimoa, ao km 33.3, e logo de seguida foi Tenorio o mais forte na terceira categoria de Penamacor. Já com a dupla de Tenorio e Hawker adiantada, o britânico vencia o sprint intermédio do Fundão, ao km 85.6, na primeira passagem pela linha de meta, e na terceira categoria de Vales do Rio, a 12km do fim, voltava a ser Tenorio o primeiro.
Mesmo com alguns ataques e aumentos de ritmo dos perseguidores, o duo chegou isolado à meta para disputar a etapa no Fundão, onde Daniel Tenorio se sagrou o vencedor! O britânico da Bairrada quebrou ligeiramente no sprint, perdendo 2s nos metros finais em falso plano. O 3º classificado na etapa, Pablo Lospitao, havia atacado na perseguição e chegou sozinho, 50s depois do vencedor.
José Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel – Tensai / Sambiental / Santa Marta) foi o melhor português na etapa, tendo terminado na 7ª posição, a 2:48 do vencedor.

Com a vitória na etapa, Daniel Tenorio é o primeiro líder da geral, com 3s sobre Finlay Hawker e 58s sobre Pablo Lospitao, e também da montanha. Finlay Hawker lidera por pontos e na juventude com uma vantagem confortável de 2min. A ElectroMercantil – Gr100 lidera coletivamente.
Daniel Moreira é o melhor português na geral, ocupando a sexta posição a 2:58.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC