Ilan Van Wilder vence etapa 1 do Deutschland Tour e é novo líder!
O belga Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) venceu no segundo dia do Deutschland Tour, após bater ao sprint Felix Grossschartner (UAE Team Emirates) e Pavel Sivakov (INEOS Grenadiers) já nos metros finais da corrida após um ataque a 7.6km do final! O belga conquistou a sua primeira vitória como profissional e é agora o novo líder da prova alemã!
A etapa 1 do Deutscland Tour ligou St.Wendel a Merzig, num total de 179km, e começou por ser bastante atacada, com a fuga do dia a formar-se dentro dos primeiros 10km com 6 ciclistas, Harm Vanhoucke (Lotto Dstny), Silas Köch (Saris Rouvy Sauerland Team), Albert Gathemann (P&S Benotti), Vincent John (Rad-Net Osswald), Oliver Mattheis e Jasper Levi Pahlke (Bike Aid).
A fuga chegou a ter mais de 6min de vantagem sobre o pelotão, mas foi uma diferença que foi sempre controlada pelo mesmo. Na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia, em Theley, foi Jasper Levi Pahlke a levar a melhor sobre os restantes. A 88km do final, o espanhol Sergio Samitier (Movistar Team) caiu, abandonando a corrida logo de seguida.
Na subida a Waldhölzbach, a 70km do fim, Harm Vanhoucke atacou no km final, passando à frente de toda a gente no topo, em busca de garantir a camisola da montanha. O cenário repetiu-se na segunda contagem de montanha do dia 20km depois, em Orscholz, com Vanhoucke a passar novamente em primeiro. A 41km do final, a fuga foi alcançada pelo pelotão, que aumentava o ritmo a cada pedalada, muito graças ao trabalho da Israel – Premier Tech.
No último sprint intermédio do dia, em Merzig, já a menos de 20km do fim, foi Alexander Krieger (Alpecin – Deceuninck) a passar em primeiro, num reduzido pelotão que já não contava com Mads Pedersen, que descolou na subida a Orscholz. Já na última contagem de montanha do dia, em Ellerberg, que surgia logo após o sprint, foi Anders Halland Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) a passar à frente de todos, após seguir os ataques de Brandon Mcnulty (UAE Team Emirates).
A 14km do final, Marco Haller (BORA – hansgrohe) atacou e partiu a corrida, com resposta pronta de Harry Sweeny (Lotto Dstny), mas os dois rapidamente foram alcançados pelo pelotão. Pouco depois foi a vez de Mathias Vacek (Lidl – Trek), mas não obteve sucesso algum. A 7.6km do final, em nova passagem por Ellerberg num sprint bonificado, Pavel Sivakov atacou e teve resposta de Ilan Van Wilder, com Felix Grossschartner a fazer a ponte a 6.5km do final. Os 3 colaboraram juntos até à meta, e na disputa ao sprint o belga Van Wilder levou a melhor sobre Grossschartner e Sivakov.
Após o dia de hoje, Ilan Van Wilder é o novo líder da classificação geral e da juventude, Ethan Vernon (Soudal Quick-Step) continua como o líder da classificação dos pontos após ter sido sétimo, a apenas 10s, e Harm Vanhoucke é o primeiro líder da classificação da montanha. A Soudal Quick-Step lidera por equipas!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images