Fúria viking! Cecillie Uttrup Ludwig redime-se e vence etapa rainha do Tour of Scandinavia!

A dinamarquesa Cecillie Uttrup Ludwig, da FDJ-Suez, recuperou da desilusão do primeiro dia e triunfou na etapa 2 do Tour of Scandinavia, a jornada rainha da competição! No final a quatro, Ludwig acabou por ser a mais forte, batendo sobre a meta a neerlandesa Annemiek Van Vleuten, da Movistar, com Kim Cadzow (Jumbo-Visma) e Greta Marturano (Fenix-Deceuninck) a fecharem nas posições seguintes.

A segunda tirada da Volta à Escandinávia trazia 150.5km, com partida em Vikersund e chegada em Norefjell, numa jornada predominantemente plana, até perto do final, quando o pelotão encontrava uma subida de 1ª categoria para Djupsjoveien (8.8km a 5% de pendente média). A meta estaria colocada menos de 10km após o topo da ascensão.

A corrida iniciou-se num ritmo tranquilo, sem ataques nos primeiros 10km de esforço. Depois, surgiram as primeiras movimentações, com duas dinamarquesas a isolarem-se, Rebecca Koerner (Uno-X Pro Cycling Team) e Mia Sofie Rützou (Seleção Dinamarquesa), no entanto, este ataque acabaria por ser sol de pouca dura, com o pelotão a reabsorver as atacantes em pouco tempo. Faltavam ainda mais de 100km para o final.

Seguiu-se nova movimentação de duas corredoras, com Rützou a tentar mais uma vez, desta vez acompanhada por Tiril Jørgensen (Team Coop – Hitec Products), ela que já ontem tinha estado ao ataque. No entanto, mais uma vez, foi um esforço efémero, com o pelotão a alcançar a dupla de corajosas a 70km do final.

Seguiram-se mais alguns ataques, nomeadamente da vencedora da primeira etapa e líder da geral, Lorena Wiebes, mas o grupo principal não ia dando qualquer margem a estas movimentações. No controlo das operações seguia a FDJ-Suez, da campeã em título, Cecilie Uttrup Ludwig, ela que procurava regressar aos triunfos no último sítio onde foi feliz.

A 20km do final, as atletas entravam na subida que iria decidir a jornada. Para a frente do grupo vinha Lorena Wiebes, conseguindo ainda numa réstia de fôlego dar algum apoio à sua equipa. Pouco depois, a neerlandesa perdia mesmo o contacto com o grupo e confirmava o adeus à camisola laranja da liderança. Depois, foi a vez da Movistar pegar nas rédeas do grupo, que seguia cada vez mais reduzido ao longo da subida. A 1 km do fim, cerca de 40 corredoras iam sobrevivendo à subida de Djupsjoveien.

A 12km da meta, atacou Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), sem sucesso, e depois foi a vez da campeã em título e grande animadora do primeiro dia, Cecilie Uttrup Ludwig, com outra superestrela, no caso Annemiek Van Vleuten, da Movistar, a seguir na roda da ciclista da FDJ. Pouco depois, duas corredoras conseguiam fazer a ponte para a dupla da frente: Kim Cadzow (Team Jumbo-Visma) e Greta Marturano (Fenix-Deceuninck). Formava-se assim o quarteto que viria a discutir a vitória na etapa.

Já dentro do km final, Cadzow forçou o andamento, tentando descarregar as adversárias, mas acabou por apenas preparar o sprint de Ludwig e Van Vleuten. A dinamarquesa cerrou os dentes e arrancou com convicção, certamente a pensar que este seria o dia para quebrar o jejum e para se vingar da deceção da véspera! Van Vleuten ainda tentou acompanhar o sprint de Cille, mas não havia nada a fazer, com a ciclista da FDJ a festejar mesmo um triunfo bem importante!

Com este resultado, Ludwig salta para a liderança da prova, com 8s de avanço sobre van Vleuten e 17s sobre Marturano. À geral, Ludwig junta as lideranças por pontos e da montanha, com Eglantine Rayer (Team DSM – Firmenich) a ser a melhor jovem. A Fenix – Deceuninck lidera coletivamente.

Amanhã, disputa-se a etapa 3 da prova nórdica, com 134.9km, entre Kongsberg e Larvik, numa jornada relativamente simples, mas com um final apropriado às “puncheurs” do pelotão.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: FDJ – SUEZ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock