Samuele Rivi conquista em fuga a sua primeira vitória como profissional na etapa 3 do Poitou-Charentes!
O italiano Samuele Rivi (EOLO-Kometa Cycling Team) venceu a terceira etapa do Poitou-Charentes, uma ligação de 94.1km entre Coussay-les-Bois e La Roche-Posay, batendo ao sprint o italiano Davide Gabburo (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè). O francês Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur) foi terceiro a 4s.
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com James Fouché (Bolton Equities Black Spoke), Rivi, Le Ny e Gabburo a formarem a fuga do dia. A 80km do fim, na primeira contagem do dia, Fouché foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, o quarteto da frente tinha uma vantagem de 2:25 sobre o pelotão.
A 32km do fim, na última contagem do dia, Fouché foi o primeiro a passar no alto. Logo a seguir, o neozelandês tirou pé e acabou por ser alcançado pelo pelotão que estava a 1:25 do trio da frente. A cerca de 20km do fim, começou a chover muito forte e a estrada começou a ficar muito escorregadia e perigosa. A 10km da meta, a vantagem dos três da frente era de 1:05 sobre o pelotão que era comandado pela Groupama-FDJ, pela Uno-X Pro Cycling Team e pela Team Arkéa-Samsic. 3km depois, o pelotão começou a partir devido ao ritmo elevado e à estrada perigosa.
A cerca de 1km da meta, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir, mas todos os ciclistas que cruzaram a linha de meta cortados, acabaram por receber o mesmo tempo do primeiro ciclista do pelotão a cruzar a linha de meta. Os três da frente conseguiram aguentar o forte ritmo do pelotão e acabaram por disputar a etapa ao sprint. Rivi acabou por não dar hipótese e venceu assim a etapa 3 do Poitou-Charentes. Gabburo ainda conseguiu seguir Rivi durante uns metros, mas acabou por ceder e foi 2º a 1s. Le Ny não teve capacidade para seguir os dois italianos e foi 3º a 4s. Paul Penhoet (Groupama-FDJ) foi o mais forte ao sprint do pelotão e foi 4º a 4s.
O português Iúri Leitão (Caja-Rural Seguros RGA) foi 31º a 4s.
Paul Penhoet segue líder da classificação geral, mas não será fácil para o francês manter a liderança após o contrarrelógio que irá decorrer na tarde de hoje. Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) está a apenas 6s do francês na geral e o norueguês é o principal favorito a vencer o contrarrelógio. Penhoet também manteve a liderança da classificação por pontos e da juventude. James Fouché manteve a liderança da classificação da montanha e Scott McGill (Human Powered Health) manteve a liderança da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: EOLO-Kometa Cycling Team