Jonas Vingegaard é o grande vencedor da 110ª edição do Tour de France! Jordi Meeus vence nos Champs-Élysées!

O belga Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) venceu a última etapa do Tour de France, uma ligação de 115.1km entre Saint-Quentin-en-Yvelines e os Champs-Élysées de Paris, batendo ao sprint o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e o neerlandês Dylan Groenewegen (Team Jayco-Alula), para se estrear a vencer em grandes voltas!

Em dia de etapa final do Tour de France, consagraram-se os grandes vencedores da corrida e celebrou-se o término de mais uma edição da corrida. A Jumbo – Visma foi a equipa mais in foco, não fossem eles os grandes vencedores da corrida com Jonas Vingegaard, e até Wout van Aert foi lembrado pelos companheiros de equipa, ele que abandonou para poder estar com a sua esposa no nascimento do segundo filho. Peter Sagan (TotalEnergies), Tony Gallopin (Trek – Segafredo), Dries Devenyns (Soudal Quick-Step e Thibaut Pinot (Groupama – FDJ) celebraram também o seu último Tour, eles que se despedem este ano do pelotão de estrada.

Jonas Vingegaard celebrou a vitória no segundo Tour de France consecutivo!

A corrida seguiu neste clima festivo durante metade do dia, até se cruzar pela primeira vez a linha de meta nos Campos Elísios. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), segundo na geral e melhor jovem, foi o primeiro a atacar, e com ele seguiu, numa primeira instância, Nathan van Hooydonck (Jumbo – Visma). O neerlandês não colaborou com o adversário de Jonas Vingegaard, que venceria o sprint intermédio a 40km do fim, e pouco depois juntar-se-iam Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost), Nils Politt (Bora – Hansgrohe), Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Alex Edmondson (Team DSM – Firmenich), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) e Yves Lampaert (Soudal Quick-Step), mas 7km depois todos estavam alcançados.

Jordi Meeus venceu o sprint final nos Campos Elísios!

A iniciativa seguinte contou com Simon Clarke (Israel – Premier Tech), Nelson Oliveira (Movistar) e Frederik Frison (Lotto Dstny), com os três a rodaram 20km adiantados sobre o pelotão, que voltou a ficar compacto a 10km do fim. Com a chuva a aparecer, os tempos foram tirados a cerca de 7km do final, na última passagem pela meta, e também os pontos e as bonificações acabaram por não ser atribuídos, de modo a garantir um final seguro para todo o pelotão. A última volta fez-se a um ritmo rápido e a corrida aproximou-se do sprint, onde Mathieu van der Poel surgiu para fazer o lançamento. Com a chuva, porém, a velocidade foi mais baixa e os sprinters arrancaram de forma caótica. Isto permitiu que Jordi Meeus, saído mais atrás, encontrasse uma linha vazia e conseguisse saltar para a frente do grupo, para vencer e bater Jasper Philipsen por meia dúzia de centímetros e celebrar a sua primeira vitória numa grande volta.

O culminar da vitória de Jonas Vingegaard com todos os fotógrafos à procura de um retrato seu!

A Jumbo – Visma terminou tranquilamente e Jonas Vingegaard celebrou a conquista do seu 2º Tour consecutivo, conseguido com 7:29 sobre Tadej Pogacar, o vencedor da juventude, e 10:56 sobre Adam Yates (UAE Team Emirates). Giulio Ciccone (Lidl – Trek) venceu na montanha e Jasper Philipsen por pontos. Victor Campenaerts (Lotto Dstny) foi o super combativo e a Jumbo – Visma a melhor equipa.

Nelson Oliveira concluiu a corrida na 53ª posição, a 3:08:26, e Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) na 67ª, a 3:37:57.

O pódio final com Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard e Adam Yates (da esquerda para a direita)
O pódio com todos os vencedores de classificações: Jasper Philipsen, Jonas Vingegaard, Giulio Ciccone e Tadej Pogacar (da esquerda para a direita)
Giulio Ciccone venceu a classificação da montanha
Jasper Philipsen venceu a classificação por pontos
Tadej Pogacar foi o melhor jovem
A Jumbo – Visma venceu coletivamente

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações

Fotos: ASO / Pauline Ballet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock