Daniel Moreira vence etapa final “em casa” e conquista o Grande Prémio do Minho!

O jovem português Daniel Moreira (Tensai – Sambiental – Santa Marta / Silva&Vinha – ADRAP – Sentir Penafiel), venceu ao sprint a terceira e última etapa do Grande Prémio do Minho, uma jornada de 89.2km com partida e chegada em Viana do Castelo, batendo o Campeão Nacional Júnior, Tiago Santos (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) e o argentino Fabrizio Crozzolo (Volvo Arregui – CYA – Hegotarrak), para se sagrar, em casa, o grande vencedor da corrida!

A última etapa do Grande Prémio do Minho realizou-se em Viana do Castelo, e era a jornada mais curta desta edição. Daniel Moreira partiu para a última etapa com a liderança da classificação geral, com o mesmo tempo que outros 3 atletas: Tiago Santos, Fabricio Crozzolo, e ainda Juan Hermosa (Recambios Callejo), estando o top8 da geral distanciado por apenas 13s, pelo que tudo estava em aberto na luta pela vitória.

O ínicio da etapa foi muito atacado, mas ninguém conseguiu escapar a pelotão. Assim se passou pelo primeiro sprint intermédio, vencido por Koen Veenemans (Occitane) em Barroselas, ao km 24. Os únicos dois atletas a escaparem com sucesso foram Manuel Marques (ABTF Betão – Bairrada) e o líder da classificação por pontos, Fabricio Crozzolo, que procurava levar a geral de longe. Os dois conseguiram entender-se, cooperando para obterem a maior vantagem possível, que chegou a ser de 1:20.

Com esta situação de corrida, a pouco mais 30km do final, as equipas da Tensai – Sambiental – Santa Marta / Silva & Vinha – ADRAP – Sentir Penafiel e a Alcobaça CC / Crédito Agrícola assumiram o trabalho, de modo a protegerem os seus líderes, Daniel Moreira e Tiago Santos. Na primeira subida categorizada do dia, o pelotão recuperou bastante vantagem e Fabricio Crozzolo bateu Manuel Marques para passar em primeiro e tentar nova camisola, mas Tiago Santos garantiu os dois pontos que necessitava para assegurar a subida ao pódio.

Rapidamente o pelotão entrou na segunda e última subida do dia, que não se esperava tão difícil quanto isso, mas uma queda coletiva acabou por mudar a situação de corrida e partir o pelotão. Vários grupos ficaram espalhados subida fora, mas os fugitivos foram alcançados pouco depois, ao km 72, logo após a passagem pela última subida categorizada do dia, novamente vencida por Fabricio Crozzolo. A descida continuou a aumentar os estragos, que só na fase final da corrida se foram compensando.

Ganhou vantagem, após a descida, um grupo com Fabrizio Crozzolo e Iker Alonso (Volvo Arregui – CYA – Hegotarrak), Tomás Gaspar (ABTF Betão – Bairrada), Daniel Moreira e José Moreira (Tensai – Sambiental – Santa Marta / Silva & Vinha – ADRAP – Sentir Penafiel), e ainda Tiago Santos. A 9km do fim, os seis rodavam com 35s de vantagem sobre o grupo maior, um pelotão reduzido, mas 2km depois recebiam a companhia de Andrei Carbunarea (Volvo Arregui – CYA – Hegotarrak), Pablo Antunez (Electromercantil – GR100) e Juan Hermosa.

Com muitos interesses no grupo, ninguém quis colaborar na companhia do líder da geral, e o reduzido pelotão acabou por alcançá-los já a 2km do fim, sem a presença de Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), oitavo à geral, que havia ficado preso na queda, sendo o mais prejudicado. No sprint intermédio de Santa Marta, a 7km da chegada, foi José Moreira o primeiro. Na junção dos grupos, José Moreira, Tomás Gaspar e ainda Eñaut Otegui (Limousin – Oriako) tentaram permanecer na frente, mas foi em pelotão reduzido que se discutiu a vitória ao sprint, com Daniel Moreira a bater Tiago Santos e Fabrizio Crozzolo, para se consagrar o grande vencedor da corrida

Com a vitória, Daniel Moreira assegurou a vitória na classificação geral, da juventude e do melhor Minhoto. Tiago Santos foi segundo e venceu a montanha, e Juan Hermosa terceiro, terminando ambos com o mesmo tempo do vencedor. Fabricio Crozzolo venceu por pontos e Volvo Arregui / Cya / Hegotarrak foi a melhor equipa.

O Pódio final da 33ª Edição do Grande Prémio do Minho

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock