Josh Tarling e Riejanne Markus superlativos são o destaque do dia 1 de Campeonatos Nacionais pelo Mundo!
A semana de Campeonatos Nacionais pelo Mundo fora teve hoje o seu início, com vários contrarrelógios a terem lugar em pontos importantes e de referência para o ciclismo mundial. Destacam-se as corridas do Reino Unido e dos Países Baixos, que contaram com várias surpresas e vencedores de relevo, em que Josh Tarling e Riejanne Markus acabaram por ser as figuras do dia, ao triunfarem de forma muito expressiva perante concorrência de grande valor na especialidade.
Reino Unido Elites Masculinos

No Reino Unido assistimos a um momento histórico, com o jovem Josh Tarling (INEOS Grenadiers), ainda no seu primeiro ano Sub23, a conseguir conquistar o título de contrarrelógio em Elites! Perante os 41.1km do percurso, Tarling cumpriu com um registo de 48:50, e bateu um dos grandes favoritos, Fred Wright (Bahrain Victorious), por 1:03! O pódio foi completo por outro INEOS, Connor Swift, terceiro a 1:10. Com o triunfo, Tarling tornou-se o ciclista mais novo de sempre a conquistar este título nacional.
Results powered by FirstCycling.com
Reino Unido Elites Femininas

Na corrida feminina do Reino Unido, tivemos também uma grande surpresa, com a grande favorita, Pfeiffer Georgi (Team DSM), a ficar fora do pódio! A vitória sorriu a Elizabeth Holden (UAE Team ADQ), e foi a sua primeira vitória como profissional, alcançado o desejado título aos 25 anos! Holden cumpriu os 27.4km em 37:02, batendo Anna Morris por 14s e Elinor Barker (Uno-X Pro Cycling Team) por 16s. Georgi foi apenas quarta, gastando mais 27s que a vencedora.
Results powered by FirstCycling.com
Países Baixos Elites Femininas

Nos Países Baixos assistimos também a corridas de grande destaque, com a feminina a ser talvez a mais espetacular das duas! Num percurso de 42km, Riejanne Markus (Jumbo – Visma) sagrou-se a nova Campeã Nacional de Contrarrelógio, cumprindo o percurso com um enorme registo de 53:42, para bater Demi Vollering (Team SD Worx) por 55s, e a campeoníssima Annemiek van Vleuten (Movistar) por 1:13! No ponto intermédio, Markus já liderava destacada, mas denota-se que Vleuten era segunda e acabou por quebrar na segunda fase do esforço, ficando na terceira posição final.
Results powered by FirstCycling.com
Países Baixos Elites Masculinos

Na corrida masculina, provou-se que a idade é um posto, e foi Jos van Emden (Jumbo – Visma) a surpreender e a conquistar o título nacional pela terceira vez na carreira, cumprindo os 42km do percurso em 49:15! A juventude acabaria por completar o pódio, com Daan Hoole (Trek – Segafredo) a ser segundo a 18s e Sjoerd Bax (UAE Team Emirates) terceiro, a 24s. Entre os principais favoritos, Bauke Mollema (Trek – Segafredo) foi apenas quinto, a 40s, e Wilco Kelderman (Jumbo – Visma) nono, a 1:13.
Results powered by FirstCycling.com
Destaques no Resto do Mundo
Destacar também as vitórias de Christine Majerus (Team SD Worx) e Alex Kirsch (Trek – Segafredo) no Luxemburgo. Majerus celebrou em Elites apesar de Nina Berton, que se inscreveu nas Sub23, ter feito o melhor tempo. No Cazaquistão, assistimos a uma esperada vitória de Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), e na Letónia foi Toms Skujins (Trek – Segafredo) a conquistar o título, num grande duelo com Krists Neilands (Israel – Premier Tech) e Emils Liepins (Trek – Segafredo).
Foto de Capa: British Cycling