João Medeiros vence última etapa e Luís Mendonça conquista o GP Douro Internacional!

João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) venceu a quinta eúltima etapa do Grande Prémio Douro Internacional, uma jornada com 145km e partida e chegada em Lamego, batendo num sprint milimétrico Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), para se estrear a vencer entre os Elites. O terceiro lugar foi para Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), a 2s do vencedor.

A etapa final do Grande Prémio Douro Internacional levou o pelotão num roteiro por Lamego, e, tal como nas anteriores, teve várias tentativas de formação de fuga nos kms iniciais, já que a Glassdrive – Q8 – Anicolor controlava de perto todas as investidas e não permitia que ciclistas bem colocados na geral conseguissem escapar. Ao km 31, António Carvalho (ABTF Betão – Feirense), Angel Sanchez e Gonçalo Amado (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Pedro Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), André Ramalho e João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Pablo Bonilla (Equipo Cortizo), Gaspar Gonçalves e Miguel Salgueiro conseguiram escapar e ganhar alguma vantagem sobre o pelotão, recebendo a companhia de César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Carlos Gutierrez (Equipo Cortizo) pouco depois, formando assim a fuga do dia. Ao km 46, os onze levavam já 1:50 sobre o pelotão.

João Medeiros bateu Miguel Salgueiro num sprint milimétrico e conquistou a primeira vitória nos Elites!

A fuga manteve-se com um bom ritmo e a colaborar bastante bem, apesar de alguns ataques, e acabou por ser Gonçalo Amado a vencer o sprint intermédio em Sernancelhe, ao km 94. Pouco mais de 20km depois, ao km 116, foi André Ramalho o primeiro na terceira categoria de Leomil, a única contagem de montanha do dia.

Com a discussão da etapa a aproximar, e os fugitivos a acreditar que podiam chegar, vários ataques aconteceram, e o decisivo foi à entrada dos 10km para a meta, quando Gaspar Gonçalves, Miguel Salgueiro e João Medeiros escaparam e foram juntos até à meta. Os três acabaram a disputar o sprint, mas Gaspar não teve pernas para acompanhar os mais novos, e viu-os na primeira fila a disputar um intenso sprint. João Medeiros conseguiu alcançar a vitória, a sua primeira nos Elites, de forma quase milimétrica!

O pelotão chegou 30s depois, comandado por Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense), com Luis Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) a ser 12º e a assegurar a vitória na classificação geral, batendo Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) por 21s e Joaquim Silva (Efapel Cycling) por 26s.

Nas restantes classificações, Mendonça venceu também por pontos, Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) venceu na montanha, Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) nos sprints intermédios, Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o melhor jovem e a Glassdrive – Q8 – Anicolor venceu coletivamente.

O pódio final com Luis Gomes – Luís Mendonça – Joaquim Silva (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Miguel Pereira/Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock