Por Gino e para Gino: Mohoric vence etapa final do Tour of Slovenia! Zana conquista a geral, Rui Oliveira termina em 70º!
O esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) venceu a etapa final do Tour of Slovenia, batendo ao sprint o Campeão Italiano, Filippo Zana (Team Jayco – AlUla), que se sagrou o grande vencedor da corrida! O final marcou um momento de homenagem, com Mohoric a apontar para o céu e a dizer depois que foi uma vitória para e inspirada em Gino Mader, seu colega de equipa que havia falecido há dois dias.
A útlima etapa do Tour of Slovenia começou com a informação do abandono da equipa Euskaltel – Euskadi devido ao roubo das suas bicicletas. Com 142.6km pela frente a partir de Vrhinka e até Novo Mesto, a etapa começou logo com uma contagem de terceira categoria em Zaplana, onde o líder da montanha,Samuele Zoccarato (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè), foi primeiro e garantiu a vitória virtual na classificativa. Nesse movimento formou-se a fuga do dia com Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team), Embret Svestad – Bardseng (Human Powered Health), Simon Pellaud (Tudor Pro Cycling Team), Martin Voltr (RRK Group – Pierre Baguette – Benzinol), Ziga Horvat (Slovenia National Team), Alessandro Iacchi (Team Corratec – Selle Italia) e Aljaz Jarc (Adria Mobil). Jarc acabou por descolar e regressar ao pelotão pouco depois da subida.
A etapa foi tranquila até à sua fase decisiva. Perante um terreno praticamente sempre plano destacam-se os três sprints intermédios em Skofljica, Visnja Gora e Trebnje, em que, Voltr conseguiu ser o mais forte em todos eles.
A 24km do fim, Zoccarato teve um problema mecânico, numa altura em que a Team Jayco – AlUla e a Bahrain – Victorious impunham o ritmo no pelotão, para entrarem com tudo no muro de Trska Gora. Na fuga, Simon Pellaude Marcel Camprubi tentaram atacar, mas o grupo foi alcançado já no início do muro. Nicolò Buratti (Bahrain Victorious) acelerou o ritmo no pelotão, e partiu a corrida, abrindo caminho para o seu companheiro de equipa, Matej Mohoric. O esloveno manteve o seu ritmo até até topo e fez os adversários quebrarem, ao ponto de o líder Filippo Zana ser o único a conseguir segui-lo..
Mohoric foi primeiro no topo, e tentou distanciar Zana na descida. O Campeão Italiano sofreu ainda para se manter na contenda, mostrando algum receio após a grande queda do dia anterior, mas a 6km do fim, já na fase plana, conseguiu juntar-se novamente ao esloveno na dianteira. Na perseguição formava-se um grupo com Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Giovanni Aleotti e Zwiehoff (Bora – Hansgrohe), Luka Mezgec e Jesus David Peña (Team Jayco – AlUla), Johan Meens (Bingoal WB), Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA) e Lucas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team), já a cerca de 25s.
A colaboração entre Mohoric e Zana foi praticamente perfeita, e os dois seguiram para o risco para discutir a vitória. Zana entrou na frente nos últimos metros e lançou o sprint após a última curva, a 300m do fim, mas Mohoric aguardou na roda do italiano até aos últimos 150m, onde arrancou para uma vitória emocional, e dedicada ao seu amigo Gino Mader.O grupo perseguidor acabou a disputar o terceiro lugar ao sprint, com Megzec a ser o mais forte e a fechar o dia em terceiro a 16s de Mohoric.
Com o segundo posto na jornada, Zana confirmou a vitória no Tour of Slovenia, com Matej Mohoric a subir ao segundo posto da geral, a 18s. Diego Ulissi completou o pódio, a 23s do vencedor. Raúl Garcia (Equipo Kern Pharma) foi o melhor jovem, Ide Schelling (Bora – Hansgrohe) venceu a classificação por pontos. Samuele Zoccarato a da montanha e a Equipo Kern Pharma venceu coletivamente.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) chegou na 85ª posição, a 05:59 de Mohoric, e terminou o Tour of Slovenia em 70º na geral individual, a 31:24 de Filippo Zana.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling