Domínio neerlandês no fecho do Tour of Belgium! Jakobsen bisa, Van der Poel confirma geral!

O neerlandês Fabio Jakobsen, da Soudal Quick-Step, venceu a quinta e última etapa do Baloise Belgium Tour, ao ser o mais rápido no sprint final, batendo os belgas Jasper Philipsen, da Alpecin – Deceuninck, e Thibau Nys, da Trek – Segafredo! Nas contas da geral, são também os Países Baixos a dar cartas em casa dos vizinhos, com a vitória final a ficar para Mathieu van der Poel, da Alpecin – Deceuninck!

O último dia de Belgium Tour trazia uma jornada de 194.8 km, com partida e chegada na capital, Bruxelas. Os ciclistas encontravam dois circuitos na aproximação à meta, numa previsível chegada ao sprint.

Perfil da etapa 5 do Belgium Tour

A fuga do dia incluiu sete unidades: Alex Colman (Team Flanders – Baloise), Stefano Gandin (Team Corratec – Selle Italia), Andrea Pietrobon (EOLO – Kometa), Kay De Bruyckere (Pauwels Sauzen – Bingoal), Lucas Janssen (Beat Cycling Club), Kobe Vanoverschelde (Tarteletto – Isorex), e Thimo Willems (VolkerWessels CT). Este grupo conseguiu uma vantagem de 1min sobre o grupo principal, que ia sendo controlado pela Alpecin – Deceuninck e pela Soudal Quick-Step.

Sem grandes surpresas, já dentro dos 20km finais, o pelotão alcançou os fugitivos e começavam os preparativos para uma chegada em pelotão compacto. Nos 3km finais, a Alpecin colocu-se na frente, preparando o sprint para Jasper Philipsen, mas rapidamente teve a oposição dos outros dois principais blocos belgas, Soudal Quick-Step e Lotto Dstny.

Fábio Jakobsen venceu a etapa final ao sprint (Foto: Getty Images)

Na reta da meta, o líder da corrida, Mathieu van der Poel, ainda lançou Philipsen, apesar de ainda lhe ter fechado a porta por momentos, mas na dianteira estava já Fabio Jakobsen, que mostrou mais uma vez a sua velocidade, aguentando a investida do belga e garantindo o segundo triunfo da competição! Depois de uma vitória para cada lado, Jakobsen desempata com Philipsen, no fecho da volta caseira do homem da Alpecin! No terceiro posto, acabou por fechar mais um belga, Thibau Nys, da Trek. Após o final, Jakobsen não esqueceu o malogrado Gino Mäder, dedicando-lhe a vitória.

Na classificação geral, o triunfo fica para o “Godzilla”, Mathieu van der Poel, com 40 segundos de avanço sobre Søren Wærenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) e 53 sobre Casper Pedersen (Soudal Quick-Step). Num dia de domínio dos homens dos Países Baixos, o fenómeno da Alpecin garante ainda a vitória na classificação por pontos, à frente de Jakobsen e Wærenskjold. Já o belga Alex Colman (Team Flanders – Baloise) triunfa na classificativa dos sprints, com a Trek – Segafredo a vencer a classificação por equipas e também a juventude, através do checo Mathias Vacek.

O pódio final com Soren Warenskjold – Mathieu van der Poel – Casper Pedersen (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Baloise Belgium Tour

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock