Ide Schelling vence etapa 3 do Tour of Slovenia! Groenewegen segue líder e Rui Oliveira sobe a 7º!

O neerlandês Ide Schelling (Bora – Hansgrohe) venceu a terceira etapa do Tour of Slovenia, e conquistou a sua segunda vitória esta temporada, após ter sido o mais forte no sprint final, batendo o esloveno Luka Mezgec (Team Jayco – AlUla) num sprint milimétricoe o suíço Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team). O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) terminou na quinta posição, num dia em que ainda sofreu uma queda a 65km do fim.

173.4km era o que tinham a percorrer na terceira etapa do Tour of Slovenia, com partida em Grosuplje e chegada em Postojna. Mal começou a jornada, surgiram múltiplos ataques por parte de vários ciclistas. Mihael Stajnar (Slovenia National Team), Lukas Meiler (Team Vorarlberg), Kristijan Koren (Adria Mobil), Tomás Kalojíros (RRK Group – Pierre Baguette – Benzinol), Vid Jeromel (Cycling Team Kranj), Viktor Potocki (Ljubliana Gusto Santic) e Alessandro Iacchi (Team Corratec Selle Italia) foram os homens a integrar a fuga do dia, e logo ao km 11 foi Kalojiros a vencer o primeiro sprint intermédio em Ig.

Ao km 30, os ciclistas chegaram à contagem de segunda categoria em Rakitna, com 9.3km a uma pendente média de 5.6%. Potocki foi o primeiro na contagem de montanha e conquistou os 6pts e 35km depois, em Planina, uma contagem de montanha de quarta categoria, voltou a ser primeiro, tornando-se no novo líder da montanha.

A 72km do fim, Kalojíros voltou a ser primeiro na passagem pelo segundo sprint intermédio do dia, em Ilirska Bistrica. Com mais uma contagem de montanha à espreita, desta vez de terceira categoria em Sembije, foram poucos os corredores da fuga que se conseguiram manter na frente, sendo Jeromel e Potocki os primeiros a perder o contacto com o grupo e a serem rapidamente alcançados pelo pelotão. Nesta altura, no pelotão, o português Rui Oliveira sofria uma queda, mas retomava pouco depois ao pelotão

Quando faltavam 57km para terminar a etapa, Meiler atacou, conseguindo ir buscar mais 3pts para as contas da montanha, e 32km depois ainda conseguiu bonificar 3s no terceiro sprint intermédio colocado em Postojna.  Com 20km pela frente e após o ritmo intenso imposto pela Team Jayco – AlUla, a fuga foi alcançada pelo pelotão. Nesta altura era Bora – Hansgrohe que impunha o ritmo no pelotão.

Rui Oliveira foi quinto no sprint final! (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Com a chegada à colina mais difícil do dia, ainda que não categorizada, Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Filippo Zana (Team Jayco – AlUla) e Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA) atacaram a 12km da meta, e logo de seguida Diego Ulissi (UAE Team Emirates) juntou-se a eles, mas não demoraria muito tempo a que o grupo fosse alcançado pelo pelotão. Mais atrás, Phil Bauhaus e Dylan Groenewegen passavam por dificuldades.

Com 10km para o fim era o pelotão novamente a comandar a corrida, e vários eram os ciclistas que tentavam sair, mas não conseguiam. Groenewegen era rebocado para o pelotão e reentraria na frente da corrida com 6.4km para o fim. Nenhum dos vários ataques tentados sucedeu e o pelotão seguiu para a discussão do final ao sprint. A 700m do fim, um erro numa curva levou à queda de Ulissi e Nicolo Buratti (Bahrain Victorious), e o pelotão partiu, mas foi do segundo grupo que saiu o vencedor, com Schelling a arrancar num portentoso sprint para passar Mezgec sobre o risco de meta e conquistar a sua segunda vitória da temporada.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) cortou a meta na quinta posição, tendo ficado também ligeiramente cortado no grupo de Schelling após o erro, mas realizou mais uma grande exibição, ainda para mais após ter sido vítima de uma queda. Na geral o português é agora 7º a 20s.

Groenewegen ficou inevitavelmente fora do sprint no erro a 700m do fim, mas apesar disso mantém a liderança da geral, com 10s sobre o neerlandês e 14s sobre Mezgec, e da classificação por pontos. Raúl Garcia (Equipo Kern Pharma) continua na liderança da juventude e Viktor Potocki é o novo líder da montanha. A Caja Rural – Seguros RGA domina coletivamente.

Dylan Groenewegen segue na liderança da geral!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sportida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock